one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Iraque: premiê recusa formar governo de emergência nacional

Criado em 25/06/14 11h26 e atualizado em 25/06/14 11h41
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O primeiro-ministro do Iraque, Nuri Al Maliki, recusou hoje (25) formar um governo de emergência nacional para enfrentar a ofensiva jihadista sunita em cinco províncias do país. “O apelo para a formação de um governo de emergência nacional é um golpe contra a Constituição e contra o processo político”, disse Maliki em discurso transmitido pela televisão.

Leia também no Portal EBC: 

Rússia anula autorização para intervenção militar na Ucrânia

Depois de anúncio de cessar-fogo, rebeldes derrubam helicóptero ucraniano

“O perigoso objetivo de formar um governo de emergência nacional não está escondido. É uma tentativa daqueles que são contra a Constituição de eliminar o processo democrático e roubar os votos dos eleitores”, explicou. A aliança política de Al Maliki, primeiro-ministro desde 2006, venceu com ampla margem as eleições legislativas de 30 de abril, elegendo quase o triplo dos deputados do segundo maior partido. O bloco xiita do premiê não obteve, contudo, maioria absoluta e tem de forjar alianças com partidos rivais para formar um governo.

Opositores internos e governos estrangeiros acusam Al Maliki de ter alimentado a ofensiva lançada no início de junho pelos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) com as políticas sectárias seguidas pelo seu governo e têm apelado para a formação de um governo de emergência nacional que inclua todos os setores da sociedade iraquiana.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário