one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente eleito do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, tomará posse no próximo domingo (8) no Supremo Tribunal egípcio, anunciou hoje (4) o vice-presidente do tribunal, Maher Sami.

Imagem:

Compartilhar:

Novo presidente do Egito toma posse no próximo domingo

Criado em 04/06/14 16h03 e atualizado em 04/06/14 16h25
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O presidente eleito do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, tomará posse no próximo domingo (8) no Supremo Tribunal egípcio, anunciou hoje (4) o vice-presidente do tribunal, Maher Sami.

Leia também no Portal EBC:

Justiça argentina investigará morte de coronel envolvido na Operação Condor

Casos de ébola na África Ocidental chegam a 408 com 215 mortes

Felipe de Borbón diz que vai dedicar "todas as forças" em prol da Espanha

Em declarações à agência estatal de notícias Mena, Sami acrescentou que 102 personalidades irão assistir a posse de al-Sisi. Estarão presentes o sheik da instituição sunita Al Azhar, Ahmed al Tayeb; o chefe da Igreja Ortodoxa, Teodoro II; o secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi; e o presidente da comissão constitucional, Amro Musa.

O presidente eleito tomará posse por volta das 10h30 (horário local) perante os membros do Conselho Geral do Supremo Tribunal, constituído por 12 juízes e o chefe do Conselho da Magistratura da Corte. Em seguida, será celebrada uma cerimônia no Palácio Itihadiya, para a qual foram convidados vários monarcas e chefes de Estado. 

Abdel Fattah al-Sisi foi nomeado oficialmente ontem (3) o vencedor das eleições presidenciais no país, que ocorreram entre os dias 26 e 28 de maio. Ele venceu com 96,91% dos votos, contra  3,09% do seu rival, Hamdin Sabahi. Mais de 46% do eleitorado participou do pleito.

O ex-chefe do Exército será presidente do Egito durante os próximos quatro anos e poderá ser reeleito para um segundo mandato, segundo a Constituição aprovada em janeiro deste ano. A nomeação de um novo presidente faz parte do roteiro desenhado pelo Exército depois do golpe de Estado que destituiu em julho de 2013 o então presidente Mohamed Mursi.

Após a posse do novo presidente, só faltará a realização de eleições legislativas para a constituição do Parlamento, previstas para este ano, segundo o roteiro do Exército.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário