one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Refugiados sírios chegam a mais de 2 milhões

Imagem:

Compartilhar:

Síria: últimas armas químicas declaradas por Damasco saíram hoje do país

Criado em 23/06/14 17h36 e atualizado em 23/06/14 17h44
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) anunciou hoje (23), a saída da Síria das últimas armas químicas declaradas pelo regime à comunidade internacional, podendo iniciar-se o processo de destruição.

Leia mais notícias

“No momento em que vos falo, o navio (que transporta as armas químicas) acabou de sair do porto de Latakia”, disse em conferência de imprensa o diretor executivo da Opaq, Ahmet Uzumcu.

“A retirada das reservas de precursores e outros produtos químicos era uma condição fundamental do programa de eliminação das armas químicas sírias”, acrescentou.

Até hoje, a Síria tinha retirado cerca de 92% das 1.300 toneladas de armas químicas que declarou, no âmbito de um acordo entre a Rússia e os Estados Unidos.

Os 8% que faltavam foram retirados hoje, através do Porto sírio de Latakia num navio dinamarquês que vai transferir as mais perigosas para um navio norte-americano especialmente equipado para as destruir por hidrólise. As outras serão destruídas na Finlândia, nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Os produtos tóxicos que restam estão, segundo as autoridades sírias, reunidos num único local, seguro, e não puderam ser retirados ainda por razões de segurança.

“Esperamos terminar em breve a clarificação de certos aspetos da declaração síria e começar a destruição de algumas estruturas utilizadas para produzir armas químicas”, disse o diretor executivo da Opaq.

A Síria adotou a convenção sobre a proibição de armas químicas em outubro de 2013, no âmbito de um acordo entre os Estados Unidos e a Rússia para evitar uma intervenção militar norte-americana de resposta à utilização por Damasco de gás sarin num ataque que fez 1.400 mortos.

A retirada das armas foi concluída com vários meses de atraso em relação ao calendário previsto, o que impossibilita o cumprimento do prazo de 30 de junho para a destruição de todas as armas químicas sírias.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário