one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Avião da empresa está desaparecido

Imagem:

Compartilhar:

Dilma diz que é preciso ter prudência ao avaliar queda de avião na Ucrânia

Criado em 17/07/14 20h35 e atualizado em 17/07/14 21h47
Por Danilo Macedo Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (17) que o governo brasileiro não se posicionará sobre a queda do voo MH17, da Malaysia Airlines, em território ucraniano, até que haja informações mais claras sobre o incidente.  Após reunião da Cúpula China-Brasil e líderes da América Latina e do Caribe, Dilma disse que é preciso ser prudente.

“Tem um segmento da imprensa dizendo que o avião que foi derrubado estava na rota da volta do presidente [russo Vladimir] Putin, que coincidia o horário e o percurso. Eu acho que é importante ter claro que não é um míssil de fácil manejo. Então, nós temos que olhar de fato o que realmente aconteceu. O governo brasileiro não se posicionará quanto a isso até que fique mais claro, por uma questão não só de seriedade, como também de prudência”, disse a presidenta.

O presidente da Rússia, que retornou ao seu país ontem, após a 6ª Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em Brasília, responsabilizou o governo da Ucrânia pelo incidente e disse que o desastre não teria acontecido se as operações militares contra os separatistas pró-russos no leste ucraniano não tivessem sido renovadas. O governo ucraniano diz que o avião pode ter sido abatido por um míssil.

O voo MH17 saiu de Amsterdã, na Holanda, com destino a Kuala Lumpur, na Malásia, mas caiu na Ucrânia, próximo à fronteira com a Rússia, região que enfrenta forte tensão e conflitos desde o início do ano, principalmente após a anexação, pela Rússia, da Crimeia, península no Sul do país.

Após o acidente, a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) decidiu fechar o espaço aéreo do Leste da Ucrânia.

 

*Colaboraram Ivan Richard e Luciano Nascimento

Editor Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário