one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Avião Malaysia Airlines

Imagem:

Compartilhar:

Durão Barroso diz que queda de avião pode agravar relação União Europeia-Rússia

Criado em 21/07/14 14h46 e atualizado em 21/07/14 14h53
Por Vinícius Lisboa Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, criticou hoje (21) a posição da Rússia em relação aos conflitos separatistas da Ucrânia, que podem ter relação com a queda do avião da Malasya Airlines na semana passada. Quase 300 pessoas morreram no acidente. Em palestra na Fundação Getulio Vargas, no Rio, sobre Brasil e União Europeia (UE) no contexto internacional, Durão Barroso disse que o bloco não tem interesse em atritos com Moscou.

Veja também no Portal EBC:

Holanda deverá liderar investigação sobre queda de avião na Ucrânia

Acidente na Ucrânia: Rússia contesta acusações dos Estados Unidos

É encontrada a segunda caixa-preta de avião que caiu na Ucrânia

"Pedimos uma investigação independente e concreta. As primeiras indicações que temos, e não podemos confirmá-las, é que o avião foi abatido por rebeldes separatistas pró-russos. E, obviamente, estamos tentando entender a realidade. Isso provavelmente vai ter consequências mais negativas ainda na relação União Europeia-Rússia. A UE não pode aceitar esse comportamento. Se começamos a aceitar que comecem a derrubar aviões que andam nos céus dos países, onde vai parar o mundo?".

O avião da Malasyan Airlines viajava da Holanda para a Malásia quando caiu na região de Donetsk, onde separatistas que buscam a anexação à Rússia estão em confronto com militares ucranianos. O governo da Ucrânia já atribuiu aos separatistas a responsabilidade pela queda.

Durão Barroso destacou que a União Europeia é o principal parceiro comercial da Rússia, e esta, por sua vez, a maior fornecedora de energia do bloco. Para ele, no entanto, a questão da Ucrânia é de princípios: "Não queremos um confronto, mas será difícil se o governo russo não tomar medidas absolutamente claras, que até agora não tomou, no sentido de impedir o que está acontecendo no Leste da Ucrânia", disse ele.

O presidente da Comissão Europeia falou ainda em um nacionalismo atrasado: "Infelizmente, nessa crise, vimos que na Russia há nacionalistas que julgávamos que já não faziam parte do século XXI, e uma lógica de Guerra Fria que é lamentável".

O líder europeu voltou a criticar a anexação da Crimeia, região da Ucrânia que se declarou independente depois de um referendo, sem o aval de Kiev, para se reintegrar à Rússia: "Contra todas as normas internacionais, a Rússia anexou a Crimeia, o que é uma violação absoluta do direito internacional. A Rússia tinha reconhecido a independência da Ucrânia, no fim da União Soviética. E agora gerou um situação de grande instabilidade no Leste da Ucrânia".

Editor: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário