one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dois garotos observam uma casa que foi destruída por um ataque israelense no campo de refugiadaos Maghazi, em Gaza

Imagem:

Compartilhar:

ONU alerta para a existência de 200 mil pessoas deslocadas em Gaza

Criado em 27/07/14 08h38 e atualizado em 27/07/14 12h23
Por Agência Lusa

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou hoje para a crescente situação de emergência humanitária que vive a população em Gaza, onde cerca de 200 mil pessoas se tornaram deslocadas internas desde o início da ofensiva israense, há 20 dias.

Faixa de Gaza: entenda o conflito entre israelenses e palestinos

Em comunicado divulgado neste domingo, a agência da ONU para a coordenação de assuntos humanitários (OCHOA, na sigla inglesa) apontou que 3.333 habitações foram, total ou parcialmente, destruídas na Faixa de Gaza, "produzindo centenas de mortes de civis e deslocando os sobreviventes", que contabiliza em 200 mil pessoas.

Os deslocados são alojados em casas de familiares ou escolas da ONU, que se encontram em superlotação. Estas escolas-albergue, segundo as previsões iniciais, têm capacidade para acolher cerca de 50 mil pessoas, número que foi duplicado nos últimos dias e que obrigou a OCHOA a estabelecer dentro das suas prioridades humanitárias a ampliação da resposta do grupo.

Segundo o comunicado, quase todos os residentes de Gaza, cerca de 1,8 milhões de pessoas, viram-se afetados pela ofensiva militar que causou a morte de 1.053 palestinos, 73% destes civis, e 6.000 feridos, a metade mulheres e crianças. A já deteriorada situação que viviam os palestinos na Faixa de Gaza, depois de oito anos de bloqueio israense, agravou-se nos últimos 20 dias desde o começo da operação Margen Protector, tendo em vista diminuir a capacidade ofensiva do Hamas.

A agência da ONU alertou que atualmente 1,2 milhões de pessoas carecem ou têm um acesso limitado a água potável e serviços sanitários. Além disso, 8% dos habitantes dispõem apenas de quatro horas de eletricidade diárias devido à escassez de combustível que alimenta a única unidade elétrica de Gaza, também atacada na semana passada.

Leia também:

Hamas anuncia que aceita trégua de 24 horas

Corpos de mais de 140 palestinos são encontrados durante cessar-fogo

Grandes potências pedem ampliação do cessar-fogo em Gaza

Hamas e Israel aceitam trégua humanitária de 12 horas

Israel aceita prorrogar cessar-fogo em Gaza por mais quatro horas

Hamas volta a atacar Israel, diz porta-voz do Exército

Hamas assume ataques a Israel após trégua

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário