one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tanque israelense na Faixa de Gaza

Imagem:

Compartilhar:

ONU aprova investigação sobre ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza

Criado em 23/07/14 18h39 e atualizado em 23/07/14 18h52
Por Da Agência Lusa Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou hoje (23) resolução que condena a atual ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza e anunciou a criação de uma comissão internacional para investigar todas as violações e julgar os responsáveis.

Leia também no Portal EBC:

ONU diz que pode haver crimes de guerra no conflito na Faixa de Gaza

Secretário de Estado dos EUA tenta negociar novo cessar-fogo em Gaza

Número de palestinos mortos chega a 600 no 15º dia de ofensiva na Faixa de Gaza

Exército israelense assume 29 baixas na ofensiva militar contra o Hamas

Iniciada em 8 de julho e seguida por uma intervenção terrestre que começou na última quinta-feira (17), a ação militar já provocou a morte a mais de 670 palestinos, a maioria civil. Do lado israelense foram confirmadas 32 mortes entre os militares e duas de civis.

A resolução na ONU, apresentada pela Palestina, foi aprovada durante sessão extraordinária do conselho por 29 votos a favor, 1 voto contra (Estados Unidos) e 17 abstenções. Além do Japão, todos os países europeus presentes, incluindo a França, o Reino Unido e a Alemanha, optaram pela abstenção.

Antes da aprovação, a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, tinha apelado para a instauração de inquérito sobre possíveis crimes de guerra cometidos por Israel em Gaza, e denunciado os ataques do Hamas contra zonas civis em território israelense.

O texto ainda pede que os palestinos sejam imediatamente colocados sob “proteção internacional”, apela ao “fim imediato dos ataques militares israelenses” e ao “fim dos ataques contra civis".

A resolução defende ainda que a Suíça organize uma conferência urgente sobre a situação nos territórios ocupados. Uma carta nesse sentido, com data de 9 de julho, já foi enviada ao governo suíço pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Editora: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário