one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Navi Pillay afirma que há vários desrespeitos aos direitos humanos

Imagem:

Compartilhar:

Alta Comissária da ONU renuncia e critica Conselho de Segurança

Criado em 21/08/14 16h15 e atualizado em 21/08/14 16h41
Por Da Agência Lusa Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

 A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, que está demissionária, denunciou hoje (21) a incapacidade do Conselho de Segurança para pôr fim aos conflitos. "Os membros [do Conselho] nem sempre tomaram decisões firmes e responsáveis para pôr fim às crises", disse Navi Pillay, deverá abandonar formalmente nos próximos dias o cargo que detinha há seis anos.

Leia mais notícias no Portal EBC

ONU apela a Israel e a Palestina para que encontrem acordo de paz

"Penso sinceramente que uma resposta mais forte do Conselho de Segurança poderá salvar centenas de vidas", acrescentou.

A sul-africana disse ainda que a utilização do direito de veto constitui "uma tática de curto prazo e, definitivamente, contraproducente", ao mesmo tempo que exortou os 15 Estados-Membros a "desenvolverem um conceito mais alargado de interesse nacional". O uso do direito de veto pelos cinco membros permanentes do Conselho – Reino Unido, França, Rússia, China e Estados Unidos – revela profundas divisões.

Em maio, Rússia e China vetaram um projeto de resolução que permitia ao Tribunal Penal Internacional (TPI) acusar a Síria de crimes de guerra. Do mesmo modo, os Estados Unidos, que vetam com regularidade acusações contra Israel, invalidaram recentemente um documento particularmente forte sobre o conflito em Gaza.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, referiu, por seu turno, que a incapacidade do Conselho para superar divisões e a lentidão das respostas podem "medir-se com todas as vidas perdidas", além de que diminuem a credibilidade da ONU. Por isso, apelou aos Estados-Membros para que encetem “uma nova era de colaboração, cooperação e ação”.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário