one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, participa de reunião entre o países-membros do Brics e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada hoje (16), em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Argentina quer pagar credores sem cumprir sentença da Justiça norte-americana

Criado em 20/08/14 11h38 e atualizado em 21/08/14 11h39
Por Monica Yanakiew – Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

A Argentina vai tentar pagar os credores da dívida reestruturada, sem cumprir a sentença do juiz Thomas Griesa, de Nova York. A sentença - apelada pelo governo argentino e confirmada em todas as instâncias judiciais dos Estados Unidos - obriga o país a acertar antes as contas com dois fundos de investimento e 13 particulares, que não aceitaram renegociar a dívida e ganharam na Justiça americana o direito de cobrar o devido, sem desconto.

Leia também: Argentina obtém apoio de comitê da ONU na briga contra fundos abutres

Na terça-feira (19) à noite, em cadeia nacional de televisão, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou que enviou ao Congresso um projeto de lei que muda a jurisdição dos títulos da dívida reestruturada de Nova York para Buenos Aires. Ao mesmo tempo, ofereceu as mesmas condições de pagamento aos chamados fundos abutres – aqueles que compraram títulos da dívida a preços baixos, depois do calote de 2001, e recorreram à Justiça para cobrar a íntegra (sem os descontos de até 65%, negociados com 93% dos credores, nos acordos de 2005 e 2010).

Confira reportagem da correspondente da EBC em Buenos Aires, Monica Yanakiew:

Griesa já tinha alertado que a Argentina incorreria em desacato se não pagasse imediatamente US$ 1,6 bilhão (dívida mais juros) aos fundos NML e Aurelius, além dos treze particulares, que ganharam o litígio em seu tribunal. Esse grupo representa 1% de todos os detentores de títulos da dívida argentina, mas levou o país a uma moratória parcial da dívida. Por ordem de Griesa, foram bloqueados US$ 539 milhões, depositados pela Argentina no Banco de Nova York, para pagar uma parcela da dívida reestruturada, que vencia no ultimo dia 30 de junho. O dinheiro só vai ser liberado depois que o governo cumprir a sentença judicial.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (20), o chefe de gabinete da Presidência Argentina, ministro Jorge Capitanich, disse que a Argentina não pode incorrer em desacato porque “não é a mesma coisa uma pessoa física ou jurídica, que um país soberano”. Mas mudar a jurisdição de títulos da dívida tampouco e uma questão tão simples, disse à Agencia Brasil o economista Guillermo Nielsen, que participou da renegociação da dívida argentina. É preciso que os credores da dívida reestruturada aceitem trocar papeis, sujeitos à lei americana, por outros, sob a legislação argentina, sabendo que se houver um problema e não receberem o devido só poderão recorrer aos tribunais locais. Segundo o economista Enrique Swevach, num país como a Argentina - com história de crises econômicas e moratórias (sendo que duas delas nos últimos 13 anos) - não será fácil convencer a maioria dos credores a "darem mais um voto de confiança" ao país.
 

Edição Denise Griesinger

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário