one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Acampamento improvisado para abrigar os refugiados ao norte do Iraque

Imagem:

Compartilhar:

Curdistão abriga 700 mil iraquianos expulsos de suas casas pelo Estado Islâmico

Criado em 22/08/14 13h45 e atualizado em 22/08/14 14h08
Por Danilo Macedo Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

O Curdistão iraquiano, área sob controle curdo no Norte do Iraque, já abriga 700 mil iraquianos expulsos de suas casas desde o início das ofensivas pelos extremistas do grupo Estado Islâmico (EI). A informação foi divulgada hoje (22) pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Veja também no Portal EBC:

Entenda a ascensão do Estado Islâmico e o conflito envolvendo o grupo no Iraque

Iraque acusa Estado Islâmico de assassinar 500 pessoas e sequestrar 300 mulheres

Segundo o porta-voz da agência da ONU, Adrian Edwards, a maioria dos refugiados chegou no início de junho. Ao todo, mais de 1,2 milhão de pessoas se deslocaram de suas casas no Iraque devido aos combates em 2014.

Segundo o Acnur, os refugiados que foram para o Curdistão estão vivendo em escolas, mesquitas, igrejas e prédios em construção. O Alto Comissariado organiza uma grande operação humanitária, iniciada na última quarta-feira (20), para ajudar 500 mil pessoas que fugiram dos ataques do EI no Norte do Iraque, que levará 2,4 mil toneladas de suprimentos à região.

A ajuda humanitária está sendo enviada por via aérea, terrestre e marítima. A ofensiva dos extremistas do EI que levou à fuga dos iraquianos teve início em junho, ao Norte de Bagdá, e se estendeu para o Norte do país em agosto, chegando a áreas controladas pelos curdos. O EI se aproveitou da falta de legitimidade do governo do Iraque, sob poder xiita, que não conseguiu se articular com sunitas e curdos.

Editor: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário