one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Segundo analistas políticos, o debate desta segunda-feira (22) foi sem brilho e sobre temas de política externa

Imagem:

Compartilhar:

EUA bombardeia Iraque em ataque contra islamistas

Criado em 08/08/14 18h16 e atualizado em 08/08/14 18h51
Por Portal EBC*

Aviões dos Estados Unidos atacaram nesta sexta-feira (8) islamitas radicais no Iraque após o presidente Barack Obama autorizar o uso da força militar para frear um avanço dos do grupo radical  islâmico Estado Islâmico que tomaram  a maior cidade cristã do país.

O ataque marca a retomada da intervenção militar dos Estados Unidos no Itaque logo que Obama ordenou o fim da missão de combate e as tropas norte-americanas abandonaram o país árabe, em dezembro de 2011, após oito anos de guerra que começou com a invasão de 2003 para derrotar Saddam Hussein.

Leia mais notícias de Internacional no Portal EBC

Segundo informações do Pentágono, dois caças-bombardeiros norte-americanos lançaram bombas de 250 quilos sobre a artilharia móvel do grupo radical denominado Estado Islâmico (EI) que visava as forças curdas em Erbil, no Curdistão iraquiano. Segundo os EUA, as forças islamistas ameaçavam civis e militares norte-americanos na capital do Curdistão.

O porta-voz do governo dos EUA, Josh Earnest afirmou que o exército norte-americano respondeu a um pedido do governo iraquiano ao efetuar os ataques e informou que não serão enviadas tropas terrestres para a operação, que não tem data fixada para ser finalizada.

As Nações Unidas anunciaram que estão a tentar garantir a abertura de um corredor humanitário no norte do Iraque para evacuar os civis encurralados pela ofensiva do grupo islamita.

* Com informações das agências públicas de notícias da Argentina, Télam e de Portugalm, Lusa 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário