one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vírus do ebola

Imagem:

Compartilhar:

"Foi um milagre", diz médico americano curado do ebola

Criado em 21/08/14 17h09 e atualizado em 21/08/14 17h31
Por Da Agência Brasil Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

O médico americano Kent Brantly, infectado pelo vírus ebola, recebeu alta hoje (21). Antes de deixar o Hospital Universitário de Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, ele concedeu uma entrevista coletiva, ao lado dos médicos que o trataram. "O dia de hoje é um milagre na minha vida e estou muito feliz por estar vivo e poder encontrar minha família", disse.

O médico e a missionária americana Nancy Writebol, que deixou o hospital na última terça-feira (19), foram tratados com o medicamento ZMapp. Ambos contraíram o vírus na Libéria. Bastante emocionado durante a entrevista, Brantly disse que "Deus permitiu que sua vida fosse salva", em resposta a milhares de orações em favor de sua recuperação.

Veja também no Portal EBC:

Ebola: mais de 100 médicos vão controlar fronteiras na Guiné

Número de mortes causadas pelo ebola na África sobe para 1.350

Ministério da Saúde desmente boatos sobre casos de ebola no Brasil

Ele também falou sobre a descoberta da infecção pelo vírus do ebola. "No dia 23 de julho, me levantei passando um pouco mal e logo minha vida teve uma reviravolta, quando inesperadamente fui diagnosticado."

Kent Brantly e Nancy Writebol foram retirados do território liberiano no começo deste mês em um avião equipado para mantê-los isolados e não permitir que os dois contaminassem outras pessoas.

O diretor da Unidade de Doenças Infecciosas do hospital, Bruce Ribner, disse estar muito contente com o resultado do tratamento. "Eles [os dois pacientes americanos] não representam nenhum risco para a saúde pública e as análises do sangue deles apresentaram resultado negativo do vírus", contou.

Ribner destacou que a equipe hospitalar aprendeu mais sobre o tratamento de infecções pelo ebola. "Aprendemos que a recuperação é demorada, porque de fato esta é uma doença bastante devastadora", disse. "Mas em geral os pacientes podem ser tratados e completamente curados", acrescentou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 1,3 mil pessoas morreram no Oeste africano em decorrência da contaminação pelo ebola.

O vírus se propaga por meio de contato direto com fluidos corporais, como sangue e suor. Sem um tratamento reconhecido até o momento, as infecções podem levar à morte em até 90% dos casos, segundo a OMS.

Editora: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário