one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Obama ficará no poder por mais quatro anos

Imagem:

Compartilhar:

Obama diz que grupo radical no Iraque é "câncer" e "não tem lugar no século 21"

Criado em 20/08/14 17h30 e atualizado em 20/08/14 17h46
Por Da Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje (20) um esforço conjunto para combater o que chamou de "câncer" do terror jiharista, em referência à ação do Estado do Islâmico (EI) - grupo radical que atua no Iraque e na Síria. Obama conversou com a imprensa sobre a decapitação do jornalista americano, James Foley, 40 anos, por militantes do Estado Islâmico, noticiada ontem (19). A ação foi reivindicada pelo grupo, em represália aos Estados Unidos pelos ataques aéreos sobre o Iraque.

"Isso não tem lugar no século 21", disse Obama. Segundo o presidente, o assassinato chocou o mundo inteiro e criticou o discurso do grupo. "O Estado Islâmico não fala em nome de qualquer religião. Nenhuma religião manda massacrar inocentes. A ideologia deles é oca".

Leia outras notícias internacionais aqui

O presidente norte-americano também disse que conversou com a família do jornalista. James Foley vinha sendo mantido refém desde novembro de 2012, quando foi sequestrado na Síria. Foley era especializado em coberturas de conflitos e guerras e trabalhava como repórter freelancer para agências internacionais de notícia.

O vídeo, com cinco minutos de duração, foi divulgado na internet com o título Uma Mensagem para os Estados Unidos e mostra Foley ajoelhado, vestido com uma roupa laranja. Um militante do grupo aparece mascarado e vestido com uma roupa preta. Antes da decapitação, ele explica que a morte do jornalista é consequência dos ataques dos Estados Unidos contra o grupo no Iraque.

"Obama autorizou as operações militares contra o Estado Islâmico e colocou os Estados Unidos sobre a areia movediça que levará à uma nova frente de guerra contra os mulçumanos", disse o homem mascarado.

No mesmo dia em que o vídeo foi divulgado, o Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos confirmou a autenticidade do material.

Editora: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário