one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Destruição na Faixa de Gaza

Imagem:

Compartilhar:

ONU condena violação de cessar-fogo em Gaza e pede libertação de soldado

Criado em 01/08/14 16h51 e atualizado em 01/08/14 17h06
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou hoje (1º) a violação do cessar-fogo em Gaza e pediu a libertação imediata do soldado israelense, que teria sido capturado em território palestino.

Em uma declaração lida pelo seu porta-voz, o secretário-geral destacou que a ONU não pode confirmar de forma independente os fatos registrados desde o início da manhã, mas manifestou-se “profundamente decepcionado” e assegurou que os últimos acontecimentos suscitam dúvidas sobre a credibilidade das garantias fornecidas às Nações Unidas pelo movimento islâmico Hamas.

Ban também mostrou-se “muito preocupado” pelo reinício dos ataques israelenses durante a manhã, que segundo ele, já provocaram a morte de mais 70 palestinos.

Leia outras notícias internacionais

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou o Hamas e outros grupos militantes de “violação flagrante do cessar-fogo”.

O porta-voz do Hamas respondeu ao considerar “ter sido a ocupação [israelense] a violar o cessar-fogo. A resistência palestina atuou com base no direito à autodefesa”.

As Nações Unidas têm apelado a um cessar-fogo humanitário. O conflito já provocou mais de 1.500 mortos do lado palestino, a maioria civis, e de 63 soldados israelenses e três civis.

O porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf al Qedra, declarou que a primeira violação do cessar-fogo humanitário de 72 horas, mediado pela ONU, foi efetuada pelo exército de Israel após a sua artilharia bombardear Rafah, junto à fronteira com o Egito.

Por sua vez, Israel informou que dois dos seus soldados foram mortos em combate e um terceiro poderá ter sido capturado pelas milícias armadas e acusou o movimento islâmico Hamas, que controla Gaza, de aproveitar o cessar-fogo para atacar as tropas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário