one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Polícia detém 47 pessoas em primeira manifestação pacífica em Ferguson

Imagem:

Compartilhar:

Polícia detém 47 pessoas em primeira manifestação pacífica em Ferguson

Criado em 20/08/14 08h30 e atualizado em 20/08/14 09h03
Por Da Agência Lusa

A polícia norte-americana anunciou hoje ter detido 47 pessoas durante a noite, em Ferguson, no estado de Missouri, palco há dez dias de confrontos desencadeados pela morte de um jovem negro por um policial.

Leia mais notícias 

A polícia apreendeu três armas que estavam com pessoas que participavam da primeira manifestação pacífica, nos últimos dez dias, informou o capitão da polícia Ron Johnson, responsável pelas operações de manutenção da ordem.

No fim do protesto, iniciado nessa terça-feira (19) à noite, e que decorria de forma pacífica, os manifestantes atiraram garrafas de água e urina contra a polícia, levando à intervenção dos agentes, disse.

"À 1h local, tínhamos detido 47 pessoas", acrescentou Johnson, em entrevista.

Ele destacou que, ao contrário de um protesto na segunda-feira (18) à noite, os manifestantes não dispararam contra a polícia e os agentes evitaram usar granadas de gás lacrimogêneo para dispersar a concentração. "Hoje, assistimos a uma dinâmica diferente", disse.

Em 9 de agosto, um agente da polícia, identificado como Darren Wilson, matou a tiros Michael Brown, de 18 anos. Testemunhas do incidente disseram à imprensa local que Brown e um amigo caminhavam pelo meio de uma rua, quando a polícia os mandou parar.

De acordo com a edição de segunda-feira do jornal The New York Times, a autópsia feita pelas autoridades locais indicou que Brown foi atingido por seis tiros.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, pediu uma segunda autópsia, federal, “devido às circunstâncias extraordinárias em torno do caso e ao pedido da família de Brown" e prometeu uma investigação transparente, completa, justa e independente.

Os protestos e a violência começaram no dia seguinte, quando grupos de pessoas fizeram uma vigília no local em que o jovem foi morto.

Uma semana depois, o governador do estado, Jay Nixon, decretou estado de emergência e o recolher obrigatório para proteger a população.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário