one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


vírus ebola

Imagem:

Compartilhar:

República Democrática do Congo confirma primeiros casos de Ebola

Criado em 27/08/14 16h17 e atualizado em 27/08/14 16h32
Por Fernanda Duarte* Fonte:Portal EBC

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou hoje (27) uma nota em que afirma que o Ministério da Saúde da República Democrática do Congo notificou ontem (26) a entidade sobre a ocorrência de um surto de ebola na província de Equateur.

Entre os dias 28 de julho e 18 de agosto, 24 casos suspeitos de febre hemorrágica, incluindo 13 mortes, foram registrados. O primeiro deles foi o de uma mulher grávida, da vila de Ikanamongo, que manipulou a carne de um animal silvestre que seu marido havia matado. Ela logo acabou adoecendo e morrendo de uma febre hemorrágica então não identificada, em 11 de agosto. De acordo com a OMS, na semana seguinte, vários trabalhadores de saúde que tiveram contato com ela apresentaram sintomas similares e acabaram morrendo, assim como alguns parentes e pessoas que tiveram contato com a vítima durante o funeral, totalizando 13 óbitos. Os outros 11 casos estão sendo tratados em centros médicos isolados.

Veja também no Portal EBC:

Ebola: tire suas dúvidas sobre o vírus

Ebola: o vírus pode chegar ao Brasil?

Ebola: conheça a doença e seus sintomas

Amostras de exames dos casos suspeitos foram enviadas para laboratórios em Kinshasa e no Gabão para confirmação da doença e do tipo de vírus.

Segundo as informações fornecidas pelo Ministério da Saúde congolês, nem a mulher grávida ou as outras pessoas infectadas pela doença estiveram nos países da África Ocidental (Guiné, Libéria, Nigéria e Serra Leoa), onde acontece o surto de ebola, nem apresentam história de contato com pessoas de áreas afetadas. Por isso, as autoridades de saúde locais acreditam que o surto de ebola no Congo não tenha relação com o surto da doença na África Ocidental.

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo enviou equipes para monitorar e avaliar a situação na área. O rastreio dos contatos já começou e 80 indivíduos estão sendo acompanhados. O tratamento de pacientes está em curso e ações de prevenção e controle de infecção estão sendo realizados com o apoio da OMS.

* Com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário