one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vírus do ebola

Imagem:

Compartilhar:

República do Congo tem 24 casos de ebola, diz Organização Mundial de Saúde

Criado em 27/08/14 20h36 e atualizado em 27/08/14 20h53
Por Aline Leal Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A República Democrática do Congo já tem 24 casos de contaminação pelo vírus ebola, incluindo 13 mortes, divulgou hoje (27)  a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a princípio a entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) acredita que não há relação entre esses casos, registrados na provincia congolesa de Equateur, e os da Libéria, Nigéria, Guiné e de Serra Leoa.

Leia também no Portal EBC:

Ebola: tire suas dúvidas sobre o vírus

Ebola: conheça a doença e seus sintomas

Segundo informações da OMS, tudo indica que o primeiro caso de contaminação foi de uma mulher grávida, que preparou um animal caçado pelo marido. Ela ficou doente, com os sintomas do vírus ebola, e no dia 11 de agosto morreu, ainda sem o diagnóstico da doença.

Na semana seguinte à morte da mulher grávida, profissionais de saúde que tiveram contato com ela, além de parentes, também apresentaram sintomas da doença.

O Ministério da Saúde do Congo está rastreando possíveis contatos que os contaminados tiveram para evitar maior disseminação da doença, e acompanha 80 pessoas de perto, com base em experiências anteriores, pois este é o sétimo surto de ebola no país, onde o vírus surgiu pela primeira vez em 1976, quando o país ainda era conhecido como Zaire.

A OMS ressalta que não recomenda restrições de viagem, indo para ou partindo do país, exceto nos casos em que a pessoa tenha a doença confirmada ou se trate de suspeitos de infecção com ebola ou  tiveram contato com doentes.

O ministro da Saúde do Congo, Félix Kabange, disse que, infelizmente, os resultados das análises de oito amostras de pessoas contaminadas são positivos, e trata-se de outra cepa do vírus.


Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário