one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Além das tensões étnicas, a possível tentativa de reeleição de Nouri al-Maliki pode agravar a instabilidade no país.

Imagem:

Compartilhar:

Anistia Internacional acusa Estado Islâmico de limpeza étnica

Criado em 02/09/14 12h17 e atualizado em 02/09/14 12h34
Por Danilo Macedo Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

A Anistia Internacional acusou hoje (2) o grupo Estado Islâmico de executar uma campanha de limpeza étnica no Norte do Iraque. Em um documento apresentado hoje, chamado Limpeza Étnica a uma Escala Histórica: Os Ataques Sistemáticos do Estado Islâmico Contra Minorias no Norte do Iraque, a Anistia Internacional apresentou uma série de testemunhos dramáticos de sobreviventes dos massacres, acusando o grupo extremista de crimes de guerra contra minorias étnicas e religiosas, com execuções sumárias e sequestros.

Leia mais notícias:

Após cessar-fogo, Brasil diz que embaixador voltará para Israel

Ataque com bomba mata 11 policiais egípcios na Península do Sinai

De acordo com a Anistia internacional, os principais alvos dos ataques são cristãos assírios, xiitas turcomanos, xiitas shabak, yazidis, kakais e sabean mandaeans. Além deles, árabes e muçulmanos sunitas contrários ou que não manifestam apoio ao Estado Islâmico também são alvos de ataques.

Entre os casos, sobreviventes relataram que dezenas de homens e jovens da região montanhosa de Sinjar foram colocados em carrocerias de camionetes, levados para os arredores de suas aldeias e mortos, em grupo ou individualmente. Segundo as informações obtidas pela Anistia Internacional, centenas de homens, mulheres e crianças da minoria yazidi, um dos mais antigos grupos étnicos curdos, que segue uma religião pré-islâmica, foram sequestrados desde o início da ocupação do Norte do Iraque pelo Estado Islâmico.

“As matanças e os sequestros realizados pelo Estado Islâmico oferecem novos e lamentáveis dados que indicam que uma onda de limpeza étnica contra as minorias está assolando o Norte do Iraque”, afirmou a assessora especial sobre resposta às crises da Anistia Internacional, Donatella Rovera, que está atualmente no Norte do Iraque. “O Estado Islâmico está realizando crimes desprezíveis e transformou zonas rurais de Sinjar em campos de morte empapados de sangue, como parte de sua brutal campanha para eliminar todo o rastro da população árabe e muçulmana não sunita”, completou.

A Anistia Internacional informou que os ataques mais sangrentos foram realizados nos dias 3 e 15 de agosto, quando as aldeias de Qiniyeh e Kocho, respectivamente, foram alvos de mísseis dos combatentes extremistas que causaram a morte de centenas de pessoas. Além disso, o Estado Islâmico capturou os homens e jovens dessas aldeias, incluindo crianças de 12 anos de idade, e os executou nos arredores do local. Algumas testemunhas que deram depoimento à Anistia Internacional integravam os grupos levados para fuzilamento, mas sobreviveram aos tiros até receberem ajuda e deixarem o local.
 

Editor: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário