one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Bielorússia sedia nova rodada de negociações de paz na Ucrânia

Criado em 19/09/14 06h54 e atualizado em 19/09/14 08h04
Por Danilo Macedo Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

A segunda rodada de negociações de paz na Ucrânia será realizada hoje (19) em Minsk, capital da Bielorrússia, assim como ocorreu no primeiro encontro, em 5 de setembro, quando foi acordado o cessar-fogo entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos. O anúncio foi feito ontem pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia, que não informou o horário da reunião.

Além das partes em conflito, participaram da primeira rodada de negociações de paz representantes da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce). Até o momento, apesar de algumas violações pontuais, o cessar-fogo tem sido considerado globalmente respeitado.

Leia também no Portal EBC:

Obama recebe autorização do Congresso para envio de armas a rebeldes sírios

Em referendo histórico, Escócia rejeita independência

O ex-presidente da Ucrânia Leonid Kuchma, que representa o país nas negociações, declarou que as conversações devem ser difíceis. Segundo ele, a expectativa é que seja aprovado um documento que indique as ações a serem tomadas para a implementação do protocolo adotado desde a última reunião.

No dia 5 de setembro, o governo ucraniano e os separatistas pró-russos acordaram um plano de paz para terminar com o conflito armado, que já dura cinco meses. Entre os 12 pontos que compõem o plano, além do cessar-fogo, está prevista a troca de prisioneiros, a criação de corredores humanitários e a concessão de um estatuto especial às zonas controladas pelos rebeldes no Leste da Ucrânia.

*Com informações da Agência Lusa

Editora: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário