one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Proposta do governo brasileiro é promover assistência técnica e formação relacionada ao setor do algodão em países em desenvolvimento

Imagem:

Compartilhar:

Brasil e Estados Unidos se aproximam de acordo sobre disputa do algodão

Criado em 30/09/14 18h12 e atualizado em 30/09/14 18h21
Por Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Os ministros das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e da Agricultura, Neri Geller, viajaram nesta terça-feira (30) para Washington, nos Estados Unidos (EUA), e na quarta (1º) eles se reunirão com o representante norte-americano de Comércio, Michael Froman. De acordo com a assessoria do Ministério da Agricultura, o motivo da viagem é a negociação, já em fase avançada, de um acordo para encerrar a disputa comercial ganha pelo Brasil na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra os subsídios pagos pelo governo norte-americano a seus produtores de algodão.

O governo brasileiro não forneceu detalhes da negociação, e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que custeou o processo movido contra os EUA na OMC, informou que sua diretoria está em missão na Ásia e aguarda informações dos representantes do governo brasileiro para se pronunciar sobre o possível acordo.

Leia também:

Oposição e imprensa questionam declarações de Obama

Juiz considera ilegal pagamento de parcela da dívida argentina

 

Em 2009, após sete anos da primeira consulta do Brasil à OMC e constatado que os subsídios norte-americanos foram danosos aos agricultores brasileiros, o organismo internacional deu ao país o direito de retaliar comercialmente os EUA em até US$ 829 milhões. Como a retaliação poderia trazer consequências negativas, e os algodoeiros, que levaram a causa adiante, não seriam diretamente beneficiados, foi aceito um acordo no qual os EUA pagariam, anualmente US$ 147,3 milhões ao Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), criado para gerir os recursos.

Em outubro de 2013, no entanto, o pagamento foi suspenso, por ter sido aprovada pelo Congresso norte-americano uma nova lei agrícola (Farm Bill). A nova legislação, no entanto, manteve o pagamento de subsídios, desrespeitando as regras comerciais internacionais. Por isso, analistas que acompanham o caso estimam que o acordo deve prever o pagamento de um montante em dinheiro para que o Brasil não acione novamente a OMC até 2018, quando será aprovada a próxima Farm Bill. Para a Abrapa, a vantagem seria não levar quase uma década para que um novo contencioso tenha desfecho, como aconteceu da primeira vez.

Caso seja fechado um acordo, será o primeiro ato concreto de reaproximação dos governos brasileiro e norte-americano desde o escândalo de espionagem denunciado no ano passado, que levou a presidenta Dilma Rousseff a cancelar uma visita de Estado que faria a Washington. Na semana passada, o chanceler Figueiredo se reuniria com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, mas o encontro também foi cancelado.

 

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário