one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Estado Islâmico - grupo radical mulçumano - divulgou hoje (2), por meio de um vídeo publicado na internet, imagens com a suposta decapitação do jornalista americano, Steven Joel Sotloff, 31 anos. Sotloff era refém do grupo há um ano

Imagem:

Compartilhar:

Estado Islâmico diz ter decapitado outro jornalista americano

Criado em 02/09/14 18h06 e atualizado em 02/09/14 18h54
Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC* Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O Estado Islâmico - grupo radical mulçumano - divulgou hoje (2), por meio de um vídeo publicado na internet, imagens com a suposta decapitação do jornalista americano, Steven Sotloff, 31 anos. Sotloff era refém do grupo há um ano.

Se a informação for confirmada, Sotloff terá sido o segundo jornalista americano decapitado pelo grupo em menos de um mês. Em agosto, o também jornalista americano James Foley foi decapitado por um integrante do Estado Islâmico. O grupo divulgou um vídeo em que exibiu a decapitação.

Veja mais notícias no Portal EBC:

Avanço do grupo fundamentalista Estado Islâmico mobiliza países europeus

Países africanos querem reforçar cooperação para combater terrorismo

Sotloff havia desaparecido na Síria em agosto de 2013 e apareceu no final do vídeo em que Foley foi decapitado. No final do material, o grupo ameaçou decapitá-lo do mesmo modo que o primeiro jornalista, caso os Estados Unidos não "parassem" os ataques aéreos na região em que o Estado Islâmico atua no Iraque.

No vídeo divulgado hoje, Sotloff aparece de joelhos ao lado de um militante do Estado Islâmico encapuzado e com uma faca na mão, em imagem similar a de Forley. O material não divulga a decapitação, mas o integrante dá a entender que o executaria em seguida.

O encapuzado também ameaça matar um terceiro seqüestrado, pedindo que os governos estrangeiros não "se aliem" com os Estados Unidos contra a organização mulçumana.

"Estou de volta, Obama, e estou de volta por causa de sua política arrogante com o Estado Islâmico [...] apesar de nossos alertas", diz o suposto integrante do EI. E acrescenta: "Esta é uma oportunidade de alertar aqueles governos que entrarem nesta aliança maligna da América contra o Estado Islâmico para não interferirem e deixarem o nosso povo em paz."

No vídeo anterior, em que aparece a decapitação de Foley, o grupo já explicava que a medida havia sido tomada como forma de  'retaliação' ao governo dos Estados Unidos, após bombardeios do Exército americano no norte do Iraque.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que autoridades americanas ainda estão investigando o vídeo para confirmar a autenticidade do material.

"O vídeo precisa ser analisado com muito cuidado pelo governo americano e nossos oficiais de inteligência para garantir sua autenticidade", afirmou.

Antes do desaparecimento, Sotloff trabalhou como jornalista independente (freelancer) para diversas publicações americanas. Ele trabalhou em vários países islâmicos, tais como o Egito, a Líbia e a Síria.

Os jornais americanos falam da suposta execução e analisam que - as condições exibidas pelo vídeo - são semelhantes às veiculadas sobre a execução de Foley.

Com informações da Agência Lusa

Editora: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário