one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Soldados russos

Imagem:

Compartilhar:

Governo da Ucrânia alerta para ataques de milícias russas próximo a Donetsk

Criado em 13/09/14 13h05 e atualizado em 13/09/14 13h42
Por Da Agência Lusa Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O comando militar ucraniano alertou hoje (13) para ataques das milícias pró-russas contra as posições governamentais no aeroporto de Donetsk, no leste do país. As operações violariam o acordo de cessar-fogo assinado no último dia 5.

Segundo comunicado oficial, um grande grupo de guerrilheiros, apoiado por seis carros de combate, atacou ontem (12) posições ucranianas próximas ao aeroporto de Donetsk, nos arredores da cidade controlada pelas milícias separatistas pró-russas.

O ataque, destacou o comunicado, foi "recusado heroicamente" pelas tropas ucranianas. Segundo o governo de Kiev, as posições dos defensores do aeroporto foram submetidas a fogo de artilharia.

Leia também:

Novas sanções da Europa contra a Rússia entram em vigor

Ucrânia: presidente nega qualquer perda de soberania no Leste do país

O comando ucraniano, que não deu informações de baixas nas fileiras das forças governamentais, informou que, nas primeiras horas da manhã, as instalações do aeroporto foram atacadas com fogo de lança-granadas e morteiros. O mesmo teria acontecido num posto de controle a cerca de 50 quilômetros de Donetsk.

Dessa vez, as forças ucranianas admitiram ter reagido em defesa, matando 12 milicianos separatistas e destruindo três carros de combate. “As forças militares da Operação Antiterrorista [ATO] abrem fogo unicamente em defesa própria, quando suas posições são atacadas”, ressaltou o comunicado.

“A ATO declara que as tropas ucranianas cumprem estritamente os acordos de cessar-fogo e não se deixam provocar”, concluiu a nota.

Edição: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário