one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestantes fecham rua em Hong Kong, após protestos pró-democracia em setembro de 2014.

Imagem:

Compartilhar:

Hong Kong: China reitera apoio ao governo local no controle das manifestações

Criado em 30/09/14 08h30 e atualizado em 30/09/14 08h51
Por Agência Lusa

A China assegurou hoje (30) que o governo de Hong Kong tem seu inteiro apoio na gestão das manifestações “ilegais” que ocorrem no território sob administração chinesa. “Apoiamos inteiramente o governo da região autônoma especial de Hong Kong para resolver o problema”, declarou a porta-voz da diplomacia chinesa, Hua Chunying.

Leia mais notícias:

Manifestantes ocupam ruas após noite de confrontos em Hong Kong

 

A ratificação da posição de Pequim foi divulgada depois de o chefe do Executivo de Hong Kong, Leung Chun-ying, exigir nesta terça-feira o fim imediato das manifestações. O governo chinês já havia declarado apoio ao Executivo de Hong Kong na semana passada.

Os ativistas pró-democracia prometeram ocupar o centro da cidade até que o governo central chinês concorde com as reformas políticas prometidas após a integração da ex-colônia britânica, em 1997, ao território chinês.

“Certos países fizeram declarações sobre o tema”, disse a porta-voz da diplomacia chinesa, acrescentando que “os assuntos de Hong Kong fazem parte das questões internas chinesas”. “Nós pedimos às partes externas moderação e que não interfiram de maneira nenhuma”, acrescentou Hua Chunying.

Londres pediu a abertura de conversas “construtivas” e Washington pediu calma às autoridades e aos manifestantes.

Hong Kong passa pela mais importante série de ações de contestação desde a passagem para a administração chinesa.

As manifestações começaram no início da semana passada e participam do movimento estudantes, trabalhadores e outros setores da sociedade de Hong Kong, o que resultou em detenções e feridos depois de confrontos com a polícia.

Os manifestantes protestam contra a decisão de Pequim, anunciada em agosto, de promover uma eleição geral para chefe do Executivo de Hong Kong em 2017, mas mantendo o controle das candidaturas.

Os habitantes de Hong Kong se beneficiam de um sistema Judiciário e político diferente do da China e de uma liberdade de expressão desconhecida no continente chinês, mas estão preocupados com a crescente interferência de Pequim nas questões do território.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário