one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 350 soldados alemães devem se unir às tropas dos Estados Unidos e dos Países Baixos na Síria.

Imagem:

Compartilhar:

Líderes da Otan aprovam criação de força de intervenção rápida contra "ameaças"

Criado em 05/09/14 11h29 e atualizado em 05/09/14 11h39
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Os integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) decidiram hoje (5) criar uma força de intervenção “muito reativa” que possa ser destacada em poucos dias para qualquer lugar do mundo, comandada a partir de uma “presença permanente” no Leste Europeu.

Essas decisões, apresentadas pelo secretário-geral da organização, Anders Fogh Rasmussen, como uma resposta à atitude da Rússia na Ucrânia e à ameaça do Estado Islâmico, foram tomadas pelo Conselho do Atlântico Norte na cúpula de Newport, no País de Gales, pelos líderes dos 28 países-membros.

Leia também: Governo da Ucrânia e separatistas assinam acordo de cessar-fogo

“O momento de segurança que enfrentamos é mais imprevisível do que nunca: a Rússia está atacando a Ucrânia e há instabilidade no Oriente Médio e no Norte de África. Em momentos como este, a Otan tem de estar preparada para se defender e aos seus aliados”, disse.

Os quartéis-generais da força de ação imediata terão a sua sede em um dos aliados do Leste da Europa, onde a Otan pretende manter “uma presença e atividade continuada” em “base rotativa”. A Polônia, a Romênia e os países bálticos se manifestaram dispostos a acolher essa força, que será integrada por forças terrestres, navais e aéreas, além de forças especiais. Rasmussen falou em conferência de imprensa que os aspectos militares dessa força de ação imediata ainda têm de ser definidos.

Na abertura, hoje, do último dia da cúpula, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou que o Reino Unido vai contribuir com 3.500 efetivos para essa força multinacional. O presidente polonês, Bronislaw Komorowski, anunciou que a Polônia vai acolher a próxima cúpula da Aliança Atlântica, em 2016.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário