one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A situação permanece tensa na Faixa de Gaza

Imagem:

Compartilhar:

Negociações entre Israel e Palestina serão retomadas quarta-feira

Criado em 20/09/14 16h48 e atualizado em 20/09/14 16h59
Por Da Agência Lusa

As negociações entre israelenses e palestinos sobre o cessar-fogo na Faixa de Gaza serão retomadas quarta-feira (24) no Cairo (Egito), anunciaram hoje (20) representantes dos dois países.

Em 20 de agosto, os dois lados acertaram um cessar-fogo que pôs fim a 50 dias de conflito em Gaza e previa que as negociações fossem retomadas no espaço de um mês, para discutir questões que ficaram pendentes. Entre esses assuntos estão a construção de um porto, a reabertura do aeroporto da Faixa de Gaza e a troca de prisioneiros palestinos pelos restos mortais de soldados israelenses.

Na terça-feira (16), Israel e a Palestina chegaram a acordo sobre um “mecanismo provisório” para acelerar a reconstrução de Gaza, sob controle das Nações Unidas, que assegurará que os materiais de construção serão destinados a fins civis.

Leia também:

Antiviral japonês contra ebola será testado na Guiné-Conacri em novembro

A Organização das Nações Unidas vai fornecer mais detalhes sobre o acordo durante reunião do comitê de ligação sobre a ajuda aos palestinos que, nesta segunda-feira (22), vai juntar representantes dos doadores à margem da Assembleia Geral da ONU.

A capital egípcia deverá sediar, em 12 de outubro, uma conferência sobre a reconstrução de Gaza.

Segundo fontes diplomáticas, as negociações entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança – Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França, e às quais se associou a Jordânia – relativas a um projeto de resolução sobre Gaza prosseguem há várias semanas, mas parecem longe de um consenso.

O coordenador da ONU para o Oriente Médio, Robert Serry, que visitou Gaza na semana passada, testemunhou “destruições verdadeiramente terríveis provocadas na infraestrutura, em hospitais e escolas” em 50 dias de conflito entre Israel e o Hamas. Nesse período, 18 mil edifícios foram destruídos ou gravemente danificados, e 65 mil palestinos permanecem refugiados nas instalações locais da ONU.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário