one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Motsoahae Thabane

Imagem:

Compartilhar:

Primeiro-ministro do Lesoto denuncia golpe, foge e pede intervenção militar

Criado em 01/09/14 13h15 e atualizado em 01/09/14 13h31
Por Danilo Macedo Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Motsoahae Thabane
O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Motsoahae Thabane (Foto: Sarah Fretwell/UN Photo)

O primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Thabane, fugiu para a África do Sul e denunciou um golpe militar contra seu governo no sábado (30). Hoje (1º), Thabane pediu à Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, da sigla em inglês), que engloba 14 países do Sul do continente africano, para intervir no país, enviando forças de paz.

O Lesoto é um país africano incrustado no território da África do Sul, com área de 30 mil quilômetros quadrados, pouco maior do que o estado de Alagoas. Sua população, de aproximadamente 2 milhões de habitantes, é uma das mais homogêneas etnicamente do continente, sendo formada em 99% pela etnia basoto.

Veja também no Portal EBC:

ONU alerta: violência fez mais de 1.400 mortos em agosto no Iraque

Fukushima: municípios aceitam construção de depósitos temporários

Bashar Al Assad pede a novo governo sírio foco na segurança e reconstrução

Com território montanhoso, que chega a 3 mil metros de altitude, as principais atividades econômicas do país são a agricultura e a criação de ovelhas. Além disso, os recursos enviados por lesotenses que trabalham em minas e fábricas sul-africanas representam 26% do PIB. A expectativa de vida da população não chega a 50 anos de idade.

Samonyane Ntsekele, secretário-geral do partido do primeiro-ministro, que está em Pretória com Thabane, disse que a situação está fora de controle neste momento. “Não basta enviar uma missão [diplomática]. É necessária a intervenção de soldados”.

O Exército negou o golpe de Estado e qualquer intenção de tomar o poder. Em Pretória, Thabane se reuniu, ontem, com ministros dos Negócios Estrangeiros da SADC, em um encontro de urgência para avaliar a situação no país.

O ministro da Função Pública do Lesoto, Motloheloa Phooko, disse que assume a função de primeiro-ministro em exercício, conforme previsto no “protocolo do Executivo”, no caso de ausência do primeiro-ministro e do vice-primeiro-ministro - que estão na África do Sul.

*Com informações da Agência Lusa

Editor: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário