one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

África subsaariana produzirá 6 milhões de barris diários de petróleo em 2020

Criado em 16/10/14 06h58 e atualizado em 16/10/14 08h38
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A produção de petróleo na África subsaariana deverá ultrapassar os 6 milhões de barris por dia em 2020, sendo que a Nigéria e Angola permanecerão como os principais produtores.

Segundo o relatório Africa Energy Outlook, da Agência Internacional de Energia (EIA) - o primeiro dedicado à energia na região -, "a produção de petróleo sobe para mais de 6 milhões de barris por dia em 2020, mas depois cai para 5,3 milhões em 2040", ficando Angola e a Nigéria como os produtores principais, "apesar de Uganda e do Quênia aumentarem a produção na década de 2020".

Leia também

Petrobras tem novo recorde de produção de petróleo em setembro

Controlar o ebola na África é a melhor forma de prevenção de casos no Brasil, diz secretário de Vigilância em Saúde

O trabalho, que faz extensa análise do setor energético no continente, destaca, no capítulo das previsões mais genéricas, que "a produção de gás aumentará para 230 bilhões de metros cúbicos [bcm] em 2040, liderada pela Nigéria e pela expansão da produção em Moçambique (60 bcm em 2040), Angola e na Tanzânia (cada um com 20 bcm)".

As exportações de petróleo, que representam a maioria da produção africana, vão se concentrar nos mercados asiáticos, prevê a EIA, antecipando que as exportações líquidas devem cair para cerca de 3,8 milhões de barris por dia em 2040, em parte devido ao aumento da capacidade de refino e do aumento do consumo no continente.

Os analistas da EIA preveem também o aumento de gás natural liquefeito (LNG) para 100 bcm em 2040, por Moçambique e pela Tanzânia, "o que representa 17% do comércio intrarregional de LNG". Juntamente com a África do Sul, Moçambique deve se tornar um dos exportadores-chave de carvão.

Em geral, o documento da EIA estima que o sistema de energia na África subsariana deve se expandir rapidamente nos próximos 25 anos, com a economia a quadruplicar de tamanho, e a população quase a duplicar, para 1,75 bilhão de pessoas. A procura por energia deve crescer 80%.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário