one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Homem carrega bandeira da Catalunha.

Imagem:

Compartilhar:

Catalunha opta por consulta popular sobre indepedência da Espanha

Criado em 14/10/14 17h08 e atualizado em 14/10/14 17h19
Por Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O presidente da Catalunha, Artur Mas, anunciou nesta terça-feira (14) que não realizará referendo, mas uma consulta popular no dia 9 de novembro para conhecer a opinião da população da região sobre a independência da Espanha. Ele admitiu a possibilidade de convocação de eleições plebiscitárias, mas informou que ainda não há consenso entre os partidos separatistas.

O Executivo catalão mudou a estratégia, depois de tentar, sem sucesso, reverter a suspensão temporária do referendo, conforme determinação do Tribunal Constitucional. No dia 29 de setembro, o Tribunal acatou dois recursos do governo espanhol contra a consulta, mas ainda não emitiu decisão final sobre o caso. Autoridades catalãs admitem, entretanto, que uma sentença pode demorar anos.

Leia também:

Apuração parcial confirma vitória de Evo Morales na Bolívia

Paciente que teve suspeita de ebola deve receber alta e pede privacidade

OMS prevê 10 mil novos casos de ebola por semana em dezembro

 

Artur Mas disse que a consulta pública é o primeiro passo para um referendo oficial, que será realizado por meio de eleições plebiscitárias. “Uma consulta definitiva, com garantias totais, só será possível com eleições acordadas entre todos os partidos políticos”, enfatizou. Caso as eleições sejam convocadas, uma chapa composta pelas legendas separatistas será formada, tendo como principal ponto do programa de governo a proclamação da independência. A alternativa gera controvérsia entre os juristas.

A consulta popular, que não tem efeito legal, contará com urnas distribuídas em todos os municípios catalães, com milhares de mesas de votação. “O objetivo é o mesmo. Queremos saber a opinião do povo sobre o futuro da Catalunha. É uma consulta, mas garantida por outros meios”, explicou Artur Mas.

A decisão do Executivo catalão gerou reações negativas entre cidadãos espanhóis. “Acho uma traição. A sociedade se mobilizou e não alcançou nenhuma resposta, apenas uma vergonhosa encenação para os catalães e para o resto do mundo”, alertou Josep Martinez, que mora em Barcelona.

A Catalunha é uma região autônoma a noroeste da Espanha, com língua e cultura prórias. O movimento pela independência da região ganhou força na última década, influenciado pelos reflexos da crise econômica na Espanha e pela negativa do governo espanhol em atender constantes demandas catalãs por mais autonomia.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário