one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


EUA, O Centro de Prevenção e Controle de Doenças de Anniston realizou um treinamento para deixar seus agentes preparados para tratar um surto de Ebola em território americano

Imagem:

Compartilhar:

Ebola: especialistas apontam graves deficiências na resposta espanhola ao vírus

Criado em 21/10/14 10h55
Por Da Agência Lusa

Falta de formação, desconhecimento sobre os protocolos ou uso de equipamentos inadequados são algumas das deficiências detectadas por equipe de especialistas que analisou a resposta espanhola ao vírus ebola. As conclusões fazem parte de uma investigação detalhada realizada por especialistas do Conselho Geral de Enfermagem (CGE) sobre o primeiro caso de contágio de ebola fora da África, o da auxiliar de enfermagem espanhola Teresa Romero, infectada em Madri.

“Os profissionais asseguram que não receberam formação necessária e não conhecem os protocolos. Não se sentem com garantias suficientes para atender estes pacientes. E queixam-se de ter estado em situações em que não sabiam o que fazer”, disse Maximo Gonzalez Jurado, um dos autores da investigação.

Leia mais:

ONU destaca empenho de Cuba e da Venezuela no combate ao ebola

Ebola: Organização Mundial da Saúde declara Nigéria livre do vírus

Ebola motiva protestos e reuniões na Europa

Ebola: tire suas dúvidas sobre o vírus

Óculos inadequados fornecidos para o tratamento e deficiências nos uniformes, contacto com resíduos, uso de antissépticos inadequados na medicina preventiva, que podem provocar danos nos uniformes, e falta de formação para o processo pós-morte são outros problemas apontados.

O estudo detectou erros na forma como o uso do uniforme foi explicado, tanto na colocação como, depois de contacto com o paciente, na retirada.

“Em matéria de vigilância da saúde, o profissional deve ser consultado e isso nunca foi [levado] em conta na hora de avaliar o risco. Os profissionais tiveram de pedir, em vários casos, formação às autoridades: há uma lei que obriga que isto seja feito e como se tem de fazer”, explicou.

Em entrevista, Gonzalez Jurado disse que, mesmo antes do contágio, um primeiro relatório sobre a resposta ao vírus dizia haver "deficiências importantes do ponto de vista da segurança dos profissionais”, confirmado com o relatório final.

A investigação detalhada começou no dia 6 de outubro. Horas  depois, surigiu o alerta do contágio da auxiliar de enfermagem. Tal acontecimento, segundo disse Gonzalez Jurado, acabou por ser o “bode expiatório” do caso de infecção.

“Quando ocorreu o contágio era claro desde o primeiro momento que se ia penalizar e culpar Teresa como a responsável do seu contágio. Não tínhamos dúvidas”, disse. “Jamais o sistema erra, só erram os profissionais. Sempre achamos que se ia encontrar um bode expiatório que, neste caso, seria a profissional”.

A divulgação do relatório ocorre no dia em que será conhecido o resultado do último exame de Teresa Romero. Se for negativo como o anterior, feito no domingo, o resultado confirmará que ela superou a doença.

Confira no mapa abaixo o número de casos da doença por país:

 

View Casos de Ebola in a full screen map

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário