one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministério da Saúde fala sobre caso suspeito de ebola no Brasil

Imagem:

Compartilhar:

Ebola: Resultado sobre caso suspeito no Brasil sai em até 24 h, diz ministro

Criado em 10/10/14 11h34 e atualizado em 10/10/14 12h23
Por Líria Jade Fonte:Portal EBC

Ministério da Saúde fala sobre caso suspeito de ebola no Brasil
Ebola: Resultado sobre caso suspeito no Brasil sai em até 24 h, diz ministro (Elza Fiúza/ Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, concederam nesta sexta-feira (10), entrevista coletiva sobre o paciente classificado como suspeito de infecção por ebola. Resultado sobre caso suspeito no Brasil sai em até 24 h e a situação do paciente está sobre controle, disse o ministro.

Leia também no Portal EBC:

Ebola: tire suas dúvidas sobre o vírus

Ebola: o vírus pode chegar ao Brasil?

Ebola: conheça a doença e seus sintomas

Com 47 anos, o paciente chegou ao Brasil no dia 19 de setembro, procedente da Guiné com escala em Marrocos, e deu entrada nessa quinta-feira (9) na Unidade de Pronto-Atendimento Brasília (UPA), em Cascavel (PR). O guineense foi levado para o Rio de Janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e encaminhado ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência em doenças infecciosas.

O ministro ressaltou a eficiência do trabalho de integração e garantia de segurança adequada no procedimento de transferência. “Todos os procedimentos necessários foram tomados. O trabalho foi muito bem integrado com a Secretaria de Saúde do Paraná, apoio da Força Aérea e da Secretaria de Saúde do Rio.”, disse Chioro. "Se nós tivermos o resultado do exame antes, imediatamente o tornaremos público. Pelo protocolo, é necessário confirmá-lo em dois laboratórios. Mesmo se esse resultado der negativo, será colhida em 48 horas uma segunda amostra para análise e posterior informação do resultado", complementou.

Também foi feito o teste para malária, que deu negativo. Então, foi feito o exame para identificar o ebola. A análise das amostras de sangue colhidas do paciente foram levadas ao Pará, onde fica o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, responsável por apontar o diagnóstico sobre o caso. “Fizemos a comunicação à OMS e tudo foi feito dentro dos prazos previstos no protocolo internacional”, completa.

O ministério acrescenta que o paciente relatou que nos dias 8 e 9 teve febre. Até o início da noite de ontem, estava subfebril e não apresentava hemorragia, vômitos ou quaisquer outros sintomas. Por estar no vigésimo primeiro dia, limite máximo para o período de incubação da doença, foi considerado caso suspeito, seguindo os protocolos internacionais. “Ele foi mantido imediatamente em isolamento total e esse quadro sem a manifestação de outros sintomas permaneceu até a transferência para o Rio de Janeiro”, explicou o ministro.

O Ministério detalhou as ações desenvolvidas desde o momento em que o paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento:

17h45 - Ministério da Saúde foi notificado (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância de Saúde - CIEVS Nacional)

18h - O centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) foi acionado pela Secretaria de Saúde do Paraná

19h20 - Acionamento da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para transporte aéreo do paciente pela equipe do COES

22h35 - Equipe de investigação do MS foi descolada para Cascavel

0h40 - Chegada da equipe em Cascavel, avaliação da situação clínica e epidemiológica do caso suspeito e início da investigação de contactantes

1h11 - Comunicação à OMS de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI)

4h30 - Transporte do caso suspeito para o Rio de Janeiro

7h41 - Chegada do caso suspeito no Instituto de Infectologia Evandro Chagas/Fiocruz

Contato com o paciente

Sobre as pessoas que tiveram contato com o paciente, o Ministério da Saúde identificou 64 pessoas que tiveram contato com o paciente após a manifestação dos sintomas. De acordo com a pasta, em 60 casos o contato ocorreu na UPA, e três pessoas são profissionais que lidaram com o africano. Outros dois casais dividiam a mesma casa com o suspeito de contaminação. “A partir do momento em que foi comunicada a suspeita, eles fizeram o isolamento dessas pessoas”, disse. No entanto, todos os contactantes foram considerados de baixo risco que serão monitorados durante 21 dias,  até que se confirme ou descarte o caso.

De acordo com a pasta, o contágio não ocorre durante o período de incubação. O vírus só é transmitido por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. "Pessoas que viajaram com esse caso suspeito ou que entraram em contato com ele no período que antecede o dia 8, quando os sintomas surgiram, não correm risco de manifestar a doença."

Quanto à prevenção em aeroportos, o ministro disse que “todas as medidas são as medidas de investigação da origem dos viajantes para identificação de possíveis casos suspeitos”.

O secretário Jarbas Barbosa ressaltou que o paciente não apresentou febre após a internação e nenhuma das pessoas que entrou em contato com o paciente apresenta grandes riscos e que serão monitorados durante os 21 dias, período correspondente à incubação do vírus.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário