one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Hong Kong: Pequim alerta para risco de “caos” e reitera apoio a líder

Criado em 02/10/14 07h10 e atualizado em 02/10/14 08h44
Por Da Agência Lusa Fonte:

Pequim advertiu hoje (2) que os protestos pró-democracia em Hong Kong podem empurrar a cidade para o “caos” e reafirmou “forte apoio” ao chefe do governo, CY Leung, cuja demissão é exigida nas ruas pelos manifestantes.

“O Governo Central vai continuar firme e inabalável no apoio às medidas e políticas adotadas pelo líder CY Leung e pela polícia da Região Administrativa Especial na gestão desses protestos ilegais, de acordo com a lei”, diz editorial publicado na primeira página do Diário do Povo, jornal do órgão central do Partido Comunista Chinês.

Leia também:

China prende ativistas favoráveis a Hong Kong em todo o país

Hong Kong: China reitera apoio ao governo local no controle das manifestações

“Se os assuntos não forem tratados de acordo com a lei, a sociedade de Hong Kong vai entrar no caos”, acrescenta o artigo.

O jornal refere-se aos manifestantes – que pedem sufrágio universal pleno e a demissão de CY Leung – como estando, de forma egoísta, a perturbar a ordem social, de forma a prejudicar a estabilidade social e a prosperidade econômica de Hong Kong.

Desde a escalada de protestos no domingo passado (28), Pequim tem manifestado apoio às autoridades da antiga colônia britânica e oposição ao que chama de “atos ilegais”.

Esta semana, as autoridades chinesas detiveram uma dezena de ativistas em todo o país e interrogaram 60 que expressaram apoio às manifestações pró-democracia em Hong Kong, de acordo com organizações de defesa dos direitos humanos, como a Anistia Internacional.

Isso “só vem reforçar a razão pela qual tantas pessoas em Hong Kong temem o crescente controle de Pequim sobre os assuntos internos da cidade”, disse em comunicado William Nee, representante da Anistia na China.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário