one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Milhões de muçulmanos iniciam peregrinação a Meca

Criado em 02/10/14 06h48 e atualizado em 02/10/14 08h32
Por Da Agência Lusa Fonte:

Milhares de muçulmanos estão chegando hoje (2) a Mina, perto de Meca, no primeiro dia do hajj, o maior encontro anual muçulmano do mundo que, segundo as autoridades locais, ocorre sem problemas.

O hajj, cujos rituais decorrem até a próxima semana, conta este ano com medidas mais rígidas de segurança para proteger os peregrinos de dois vírus, o ébola e o mers, que já deixaram mais de 300 mortos na Arábia Saudita.

Leia também no Portal EBC:

Uso de burca é proibido nas galerias do Parlamento australiano

Hong Kong: Pequim alerta para risco de “caos” e reitera apoio a líder

A peregrinação a Meca, ritual que os muçulmanos consideram obrigatório pelo menos uma vez na vida, ocorre este ano no contexto do conflito no Médio Oriente, criado pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico.

De acordo com as autoridades sauditas, cerca de 1,4 milhão de muçulmanos já chegaram a Meca, procedentes de outros países, para a peregrinação. A eles vão se juntar milhares do próprio reino árabe.

Até agora, não foram registrados incidentes de peso entre os peregrinos e  nenhum caso de infecção quer pelo vírus ébola, quer pelo mers, disse o ministro saudita da Saúde, Adel Fakih, citado pela agência de notícias local Spa.

A Arábia Saudita mobilizou 85 mil agentes da polícia para acompanhar a peregrinação e proibiu a entrada no país de habitantes da Guiné, da Libéria e de Serra Leoa, os três países mais afetados epidemia, que já matou mais de 3 mil pessoas este ano na África Ocidental.

No entanto, a Nigéria, onde foram contabilizados oito mortos pelo ebola, foi autorizada a enviar peregrinos.

Na sexta-feira (3), os peregrinos seguirão pelo Monte Arafat e arredores, situado a 10 quilômetros de Mina, onde se dedicarão a orações. No sábado, é celebrado o Eid Al Adha (conhecido por Festa do Sacríficio), em que é imolado um animal em memória de Abraão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário