one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Laboratório Móvel ajuda a acelerar diagnósticos do vírus ebola, na África.

Imagem:

Compartilhar:

Obama: Nova York está preparada para enfrentar primeiro caso de ebola

Criado em 24/10/14 08h53
Por Da Agência Lusa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu hoje (24) que Nova York se preparou "exaustivamente" para enfrentar o primeiro caso de ebola confirmado na cidade - de um médico que contraiu o vírus na Guiné-Conacri.

Obama conversou por telefone, ontem (23) à noite, com o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, e com o prefeito da cidade, Bill de Blasio, depois de ter sido revelado que o médico foi infectado com o vírus, informou a Casa Branca.

“Informaram a chegada de pessoal dos centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC, a sigla em inglês) e o envio de uma equipe de resposta adicional na noite dessa quinta-feira”, diz comunicado .

O médico, de 33 anos, que trabalhou a serviço da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras na Guiné-Conacri, foi colocado em quarentena no hospital nova-iorquino de Bellevue.

Leia também no Portal EBC:

Profissional da ONG Médicos Sem Fronteiras tem diagnostico positivo de ebola

Cruz Vermelha prevê ao menos quatro meses para controlar epidemia

Pesquisadores franceses criam teste para diagnóstico rápido do ebola

Obama ofereceu a Cuomo e De Blasio ajuda federal adicional para tratar o doente e manter os procedimentos restritos para evitar o contágio dos profissionais de saúde envolvidos no tratamento.

O presidente norte-americano pediu também que seja mantido contato contínuo com a sua equipe de resposta federal ao ebola, liderada pelo coordenador Ron Klain e da qual participam a secretária para a Saúde, Sylvia Burwell, e o diretor do CDC, Tom Frieden.

O médico é o primeiro infectado com ebola em Nova York, cidade que se prepara há meses para uma situação como essa.

Antes desse caso, três norte-americanos foram repatriados da Libéria, após confirmação do contágio: um médico e uma enfermeira, que foram tratados em Atlanta e receberam alta no fim de agosto, além de um operador de câmera da NBC, que superou a doença esta semana depois de ter ficado internado no Centro Médico Nebraska.

Foram também diagnosticados três casos em Dalas (Texas), dos quais um morreu - um liberiano que tinha ido visitar parentes. Os outros dois casos de infectados foram os das enfermeiras que o assistiram no Hospital Presbiteriano de Dallas. Uma delas superou a doença, enquanto a outra evolui positivamente no centro clínico dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) de Maryland.

De acordos com o último relatório da Organização Mundial da Saúde, publicado na última quarta-feira (22), o surto da doença provocou 4.877 mortes, em um total de 9.936 infectados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário