one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mãe com criança desnutrida e desidratada é atendida no Hospital Benadir. O país sofre as consequências do conflito armado combinada com longos períodos de seca e fome

Imagem:

Compartilhar:

ONU pede ajuda urgente para evitar novo surto de fome na Somália

Criado em 29/10/14 17h51
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, alertou hoje (29) que, sem apoio urgente, a fome pode voltar à Somália.

“Insisto para que os dadores reforcem contribuições para evitar mais fome na Somália”, apelou Ban Ki-moon, em conversa com jornalistas durante visita a Mogadíscio, capital somali. Há  três anos, cerca de 250 mil pessoas morreram de fome no país.

“Mais de 3 milhões de somalis necessitam hoje de assistência humanitária. E, infelizmente, esse é um número crescente”, acrescentou o secretário-geral das Nações Unidas. A ONU recebeu cerca de US$ 318 milhões, um terço do dinheiro solicitado (US$ 933 milhões) para enfrentar o problema.

Confira mais notícias sobre o mundo 

Juntamente com o chefe do Banco Mundial, Jim Yong Kim, Ban Ki-moon encontrou-se com o presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, no aeroporto de Mogadíscio, guardado por tropas de apoio da União Africana. O secretário-geral da ONU disse que a Somália tem feito “progressos notáveis” desde a sua última visita à capital, em 2011, quando teve de usar um colete à prova de bala.

"Devagar, a Somália acorda de um grande pesadelo”, afirmou Ban Ki-moon, dizendo-se, porém, “bastante preocupado” com a crise humanitária e a falta de recursos.

Rebeldes da Al Shebab, organização ligada à rede terrorista Al Qaeda, embora permaneçam uma potencial ameaça, têm perdido partes do território que haviam conquistado e algumas cidades para tropas somali e forças da União Africana. Durante este ano, a Al Shebab atacou o centro de Mogadíscio, incluindo o palácio presidencial e a sede do Parlamento. Ban Ki-moon observou que o poder da organização diminuiu, mas "ainda não acabou”.

Segundo a ONU, mais de 1 milhão de somalis estão sujeitos à fome, mais de 1 milhão abandonaram suas casas durante os confrontos e há 1 milhão vivendo como refugiados na região. De acordo com o Gabinete da ONU para Coordenação dos Assuntos Humanitários, cerca de 218 mil crianças menores de 5 cinco anos estão subnutridas, 7% a mais do que no início do ano.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário