one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Presidente da Indonésia toma posse com apelo à unidade

Criado em 20/10/14 09h52 e atualizado em 20/10/14 09h54
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Novo presidente da Indonesia Joko Widodo (à esquerda) é cumprimentado pelo ex-presidente Susilo Bambang Yudhoyono (à direita) em uma cerimônia militar no palácio presidencial na capital Jacarta

Novo presidente da Indonesia Joko Widodo (à esquerda) é cumprimentado pelo ex-presidente Susilo Bambang Yudhoyono (à direita) em uma cerimônia militar no palácio presidencial, na capital JacartaMast Irahm/EPA/Agência Brasil/Direitos Reservados

Joko Widodo, o primeiro presidente da Indonésia sem laços com o regime do ex-ditador Suharto, tomou posse hoje (20), com um apelo à unidade e a ambição de reformar a primeira economia do Sudeste Asiático.

“A unidade e o trabalho conjunto são para nós condições prévias para se ser uma grande nação”, declarou Joko Widodo, conhecido como Jokowi, que sucede a Susilo Bambang Yudhoyono, no poder durante 10 anos.

Widodo tem como desafio um parlamento controlado maioritariamente pela oposição, agrupada numa coligação liderada pelo seu rival nas eleições presidenciais, o ex-general Prabowo Subianto.

“Não nos tornaremos uma grande nação se estivermos enredados em divisões. Este é um momento histórico para todos avançarmos juntos, para trabalhar e trabalhar”, disse no discurso de tomada de posse.

Três meses depois da sua eleição, o antigo governador de Jacarta prestou juramento durante uma cerimônia no Parlamento, na presença de muitos dignitários estrangeiros, entre os quais o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Milhares de pessoas saudaram depois o Presidente e vice-presidente, Jusuf Kalla, enquanto eles percorriam de carro a distância até o Palácio Presidencial.

Mais de 24 mil policiais foram destacados para a ocasião da transferência de poderes que será marcada, à noite, por um concerto de rock de estilo heavy metal, do qual Jokowi é fã.

O novo chefe de Estado, de 53 anos, assume a presidência após uma fulgurante carreira política iniciada em 2005 e impulsionada pelo seu estilo próximo das pessoas e por uma imagem de líder honesto e eficiente.

Durante a campanha, Widodo prometeu lutar contra a corrupção endemica e reduzir a pobreza, suscitando muita esperança no país de 250 milhões de habitantes, espalhados por 17 mil ilhas, das quais perto de 40% vivem com menos de US$ 2 dólares por dia.

Rica em recursos naturais como cobre, ouro e madeira, a Indonésia é a 16.ª economia do mundo, mas o crescimento superior a 5 % nos últimos anos vem desacelerando.

Widodo deve anunciar o seu gabinete durante a semana.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário