one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Satélite geoestacionário

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela e China firmam acordo para lançar novo satélite ao espaço

Criado em 06/10/14 06h55 e atualizado em 08/04/15 16h49
Por Agência Lusa

A Venezuela e a China firmaram nesse domingo (5) acordo para a construção do satélite Antônio José de Sucre - VRSS2, que terá capacidade de perceção remota e será usado para aumentar a capacidade cartográfica do país latino-americano.

Leia mais notícias:

Brasil faz a maior eleição informatizada do mundo

Manta de LED melhora performance de atletas e pode ajudar no tratamento de obesidade

O acordo foi assinado pelo ministro venezuelano de Educação Universitária, Ciência e Tecnologia, Manuel Fernández, e um representante da Corporação Industrial Grande Muralha Chinesa, entidade que construirá  o satélite, o terceiro que a Venezuela colocará no espaço.

"Temos que celebrar a assinatura do terceiro satélite Antônio José de Sucre, libertador da América do Sul", disse o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no momento da assinatura, durante o encerramento do 3º Congresso Nacional de Cultura.

O projeto prevê que a China e a Venezuela partilhem conhecimentos na construção do novo satélite e trabalhem em conjunto no desenvolvimento da indústria aeroespacial.

O documento prevê também que alguns componentes do satélite sejam feitos na Venezuela.

O acordo dará continuidade a outro documento, firmado em julho em Caracas, pelos presidentes Nicolás Maduro e Xi Jinping, destinado também à construção do VRSS2.

Em outubro de 2008, a Venezuela lançou o primeiro satélite ao espaço, o Venesat 1, conhecido como Simón Bolívar.

O satélite foi construído para melhorar as telecomunicações em áreas de difícil acesso, para prestar serviços de televisão, telemedicina, teleducação e transmissão de dados (internet), em um país onde atualmente o acesso à internet é um dos mais lentos da América do Sul e em que populações de Estados vizinhos não contam com acesso à web, nem com ligações como ADSL.

Em setembro de 2012, a Venezuela colocou em órbita o satélite Miranda, que tem câmaras de alta resolução e está sendo usado na elaboração de mapas cartográficos e com fins geográficos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário