one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Philae: vista do cometa a partir da sonda na descida

Imagem:

Compartilhar:

Ouça o “canto” do cometa captado pela Sonda Philae

Criado em 13/11/14 19h25 e atualizado em 08/04/15 17h20
Por Michèlle Canes Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) divulgou em sua página a descoberta de um som emitido pelo cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko que está sendo comparado com uma espécie de canto. De acordo com o texto, o fenômeno do som causou surpresa até mesmo para os cientistas.

Sonda Philae pousa com sucesso em cometa, anuncia Agência Espacial Europeia

Ouça o som disponibilizado pela ESA:

 

O som captado pela sonda Philae, enviada ao cometa pela ESA, está em uma frequência que não é percebida pelo ouvido humano. O “canto” está em uma frequência entre 40-50 milihertz (1 milihertz é igual a 0,001 hertz), enquanto o ouvido humano capta sons entre 20 hertz (Hz) e  20 kHz (mil hertz). Para tornar a música audível para o ouvido humano, as frequências tiveram que ser  amplificadas em cerca de 10.000.

O fenômeno foi percebido pela primeira vez em agosto deste ano, quando a nave Rosetta, que transportava a sonda, se aproximou cerca 100  quilômetros do cometa. De acordo com o blog, os cientistas acreditam que o som esteja sendo causado por partículas neutras que estão se soltando do cometa e ganhando carga. Mas o mecanismo físico por traz do fenômeno ainda é desconhecido.

 

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário