one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Chefes de Estado se reúnem hoje em cúpula da Apec

Criado em 10/11/14 10h02 e atualizado em 10/11/14 11h37
Por Da Agência Brasil* Edição:Marcos Chagas

Começou nesta segunda -feira (10) o encontro dos líderes dos países-membros da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), em Pequim, na China. Os chefes de Estado Barack Obama (Estados Unidos), Vladimir Putin (Rússia), Shinzo Abe (Japão) e o presidente chinês, Xi Jinping, já começaram as conversas e fizeram discursos sobre a economia e o futuro do bloco.

Hoje devem ser discutidos o aprofundamento da integração econômico-regional e o aperfeiçoamento da infraestrutura da região. Amanhã (11), as reuniões devem focar nos investimentos.

Leia também no Portal EBC:

Barack Obama comemora “ascensão da China”

Estados Unidos estão empenhados em "evitar violência" em Hong Kong, diz Obama

Após dois anos de poucos contatos entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o seu colega japonês, Shinzo Abe, os dois tiveram uma reunião em que anunciaram diversas parcerias e melhorias em acordos. Xi Jinping disse que os dois países devem ter um "relacionamento estável e saudável". Os chineses esperam que as relações bilaterais voltem a ser normalizadas e pediram que os japoneses cumpram compromissos assinados há alguns anos.

Shinzo Abe disse que o "desenvolvimento pacífico da China oferece importantes oportunidades ao Japão". Entre os pontos de discórdia na relação das duas nações, está o problema das ilhas Senkaku. Elas não são habitadas e são controladas por Tóquio. O governo central da China diz que elas pertencem ao país .

*Com informações da Agência Ansa

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário