one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Polícia Metropolitana de Londres defende detenção de Miranda

Imagem:

Compartilhar:

Governo britânico apresenta projeto de lei antiterrorismo ao Parlamento

Criado em 26/11/14 18h58
Por Giselle Garcia Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O governo britânico apresentou hoje (26) ao Parlamento, em Londres, um projeto de lei para endurecer o combate à ameaça terrorista no Reino Unido. Entre as principais medidas estão a ampliação do poder da polícia para apreender passaportes, impedir o retorno ao Reino Unido e até retirar a cidadania britânica de suspeitos de envolvimento em atividades terroristas.

Companhias aéreas terão que endurecer a checagem e fornecer à polícia, com agilidade, dados dos passageiros. Elas também serão obrigadas a respeitar as listas de pessoas não autorizadas a voar. Provedores de internet terão que registrar e disponibilizar aos órgãos de segurança endereços de IP (sigla em inglês para Internet Protocol) de computadores de usuários suspeitos.

De acordo com a Polícia Metropolitana de Londres, a ameaça terrorista no Reino Unido cresceu de “substancial” para “severa” em 2014. A ministra do Interior, Theresa May, disse, em entrevista na última segunda-feira (24), que 40 ataques terroristas planejados foram evitados e abortados pela polícia desde 7 de julho de 2005, quando atentados suicidas resultaram na morte de 52 pessoas na capital inglesa. Ela espera que o projeto seja aprovado com rapidez pelo Parlamento.

Com a grande quantidade de cidadãos britânicos deixando o país para lutar pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque – são cerca de 500, segundo o governo – a ameaça cresceu. Muitos deles estão retornando ao país depois de passarem por treinamentos terroristas. É o caso dos jovens Mohommod Hassin Nawaz, de 31 anos, e Hamza Hawaz, de 23 anos, que foram condenados hoje, em Londres, a quatro anos e a três anos e meio de prisão, respectivamente, por conspiração terrorista. Os dois irmãos, de nacionalidade britânica, atenderam a um treinamento militar do Estado Islâmico na Síria e foram presos em agosto de 2013, quando tentavam retornar ao Reino Unido.

As forças de segurança admitiram que não conseguirão resolver o problema sem o apoio da população. Por isso, uma campanha contra o extremismo foi lançada, na busca de envolver escolas, universidades e outras entidades.

O governo britânico também atua na internet, para remover o material terrorista hospedado no Reino Unido e no exterior. Desde fevereiro de 2010, mais de 65 mil registros de conteúdo relacionado a atividades terroristas foram retirados da rede.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário