one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira da Catalunha, em primeiro plano, à frente das bandeiras da Espanha e de Barcelona.

Imagem:

Compartilhar:

Maioria dos catalães vota "sim" a favor de Estado independente

Criado em 10/11/14 00h00 e atualizado em 10/11/14 09h45
Por Agência Lusa ®

Uma ampla maioria dos catalães que no domingo votaram (80,72%), votou “sim” a favor de que a Catalunha seja um Estado e de que esse Estado seja independente, segundo dados provisórios avançados pela vice-presidente do Governo.

Veja também no Portal EBC:

Presidente da Catalunha diz que consulta sobre independência teve "êxito total"

Consulta sobre independência da Catalunha mobiliza eleitores

Na véspera de consulta sobre independência da Catalunha, Espanha tem protestos

Quando estavam escrutinadas 88,44% ou 5.921 das 6.995 mesas, Joana Ortega disse que 1.649.239 pessoas votaram “sim” nas duas perguntas da consulta.

Com a opção “sim” a que a Catalunha seja um Estado mas “não” a que seja independente” votaram 10,11% (206.699 eleitores).

A opção “não” obteve o apoio de 92.939 pessoas ou 4,55% dos votantes, tendo havido quase 4% de votos em branco ou nulos e 0,98% de votos “sim” na primeira pergunta e em branco na segunda.

“Com 88,44% das mesas contabilizadas temos já uma participação de 2.043.226 pessoas. Com base nesse número podemos estimar que a participação final rondará as cerca de 2.250.000 pessoas”, explicou a vice-presidente.

Joana Ortega falava aos jornalistas no centro de imprensa instalado pelo Governo regional para acompanhar o processo participativo, cerca de duas horas e meia depois do fecho das urnas na Catalunha.

A intervenção de Ortega foi feita depois de o presidente catalão, Artur Mas, ter considerado que, devido à elevada participação, a jornada se poderia considerar “um êxito total”.

O número de votantes divulgado pela vice-presidente poderá não ser o número total de participantes, já que as votações ainda decorrem nos países do outro lado do atlântico onde há gabinetes de representação do Governo catalão, incluindo nos Estados Unidos e Brasil.

Além disso, catalães que consigam apresentar justificativas para não terem votado no domingo ainda o poderão fazer durante as próximas duas semanas.

Ainda que não haja censo eleitoral, o Governo regional tem usado como base de trabalho o último censo eleitoral, preparado para as eleições europeias, que cifrava o número de eleitores em 5,4 milhões.

De referir que entre os votantes há pessoas com entre 16 e 18 anos, algo que não ocorreu no censo eleitoral do voto europeu de maio.

Para tentar dar algum contexto aos números, devem ser tidos em conta - ainda que com as evidentes diferenças - os dados de outros atos eleitorais realizados na Catalunha.

De referir que nas eleições regionais de 2012 os partidos com assento parlamentar que apoiam a consulta - CiU, ERC, ICV e CUP - registaram, entre si, cerca de 2,09 milhões de votos.

O apoio às forças soberanistas ou independentistas há dois anos rondou os 32,1% dos eleitores registados, sendo a maior percentagem desde 1984, na altura foi de 33,6% ainda que, em termos absolutos, esses partidos tenham obtido mais 280 mil votos em 2012 do que em 1984.

Nas últimas eleições realizadas na região, as europeias de maio último, o número total de votantes foi de 2,53 milhões ou 47,63%.

Nas legislativas de final de 2011 votaram na Catalunha cerca de 3,5 milhões de pessoas, o que representa uma taxa de participação de 70,30%.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário