one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira da Catalunha, em primeiro plano, à frente das bandeiras da Espanha e de Barcelona.

Imagem:

Compartilhar:

Na véspera de consulta sobre independência da Catalunha, Espanha tem protestos

Criado em 08/11/14 17h57
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

Protestos de diferentes dimensões ocorreram, hoje (8), em frente a autarquias das capitais de província espanhola para denunciar o que dizem ser a “mutilação” da Espanha,  pretendido pelos que apoiam a consulta sobre a independência da Catalunha.

Leia mais notícias no Portal EBC

Governo da Espanha queria suspender consulta

As concentrações, que aconteceram de forma simultânea, foram convocadas pelo movimento “Livres e Iguais”, por meio das redes sociais. Em cada um dos protestos foi lido o mesmo manifesto em defesa da constituição e da unidade da Espanha e exigindo ao governo espanhol “firmeza” na defesa da cidadania comum de todos os espanhóis.

Numa referência à consulta independentista de domingo, na Catalunha, o texto denuncia o que diz ser um “ato simulado de democracia” que “mutila” os direitos políticos dos cidadãos. “Queremos denunciar alto e claro este atropelo. Queremos continuar a compartilhar com todos os cidadãos espanhóis a nossa soberania”, diz o texto.

Em Barcelona, a concentração ocorreu na Praça Sant Jaume, partilhada pelo Palau da Generalitat e pela autarquia, tendo participado representantes de várias forças contra a consulta, nomeadamente o Partido Popular (PP), Ciutadans (Cs), União Progresso e Democracia (UPyD) e o recém-criado VOX.

Albert Rivera, líder dos Cs, advertiu, durante o protesto, que não se pode “rasgar e pisar” a Constituição. Em Madrid, cerca de 200 pessoas se reuniram na Praça Cibeles, em frente à autarquia. Um dos participantes foi o Prémio Nobel, Mario Vargas Llosa, além de vários dirigentes políticos.

Para Vargas Llosa a consulta é “um atropelo” e uma “violação” da lei, que requer uma resposta da sociedade civil em defesa da unidade da Espanha, da democracia e da legalidade, algo que “está em perigo”.
As concentrações ocorreram sem qualquer problema, apesar de alguma tensão em Barcelona.

Quando o protesto estava terminando chegou à praça um grupo de pessoas com bandeiras bascas e catalãs, que viajou do País Basco para apoiar a consulta. Houve troca de insultos e alguns empurrões levaram agentes da polícia regional (Mossos d’Esquadra) a criarem um cordão entre os dois grupos, que dispersaram sem mais incidentes.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário