one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O papa celebrou a Missa de Envio no encerramento da Jornada e anunciou que a próxima edição será em Cracóvia, na Polônia

Imagem:

Compartilhar:

Papa Francisco visita à Turquia em nova missão ecumênica

Criado em 26/11/14 10h02
Por Agência Lusa Edição:Valéria Aguiar

O papa Francisco inicia na próxima sexta-feira (28) uma vista à Turquia com importante significado ecumênico. Estão agendados encontros com os principais responsáveis políticos turcos e um deslocamento até a Mesquita Azul.

A visita do papa à Turquia, país de 77 milhões de habitantes, com larga maioria de população muçulmana, vai permitir um segundo encontro neste ano com o patriarca ecumênico Bartolomeu , o atual líder da Igreja Ortodoxa de Constantinopla, com quem Francisco celebrará em Istambul a festa de Santo André, patrono da congregação.

Os dois chefes religiosos já se cruzaram em 25 de maio em Jerusalém, durante  celebração ecumênica na Igreja do Santo Sepulcro.

Leia mais notícias:

Papa pede Europa centrada na pessoa e não apenas na economia

Papa reúne-se com "conselho de ministros" para discutir reforma na Cúria

O primeiro dia da visita do papa à Turquia, comandada desde 2002 pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, com origem no islamismo político), está reservado a encontros oficiais com os principais dirigentes políticos turcos.

Após desembarcar em Ancara, no início da tarde de sexta-feira, o chefe da Igreja Católica visita o mausoléu de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República da Turquia em 1923, e participa de encontros com o presidente Recep Tayyip Erdogan e responsáveis governamentais, antes de uma audiência com o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.

A agenda prevê ainda um encontro com o responsável governamental para assuntos religiosos, a mais importante autoridade muçulmana da Turquia e diversos embaixadores.

No sábado (29), o papa visita Istambul. O programa começa com um passeio à antiga Basílica de Santa Sofia, antes considerada a igreja mais significativa do Império Bizantino até a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453.

Santa Sofia (Hagia Sophia) foi de imediato convertida em mesquita pelos otomanos e, quase cinco séculos depois, em 1935, em um museu, após a Turquia se tornar num Estado secular.

O papa visita, em seguida, a grande mesquita Sultão Ahmet (Mesquita Azul), antes de uma missa na Catedral do Espírito Santo, onde fará a homilia.

O dia termina com uma visita à Igreja de São Jorge e um novo encontro com o patriarca Bartolomeu – também conhecido como patriarca Verde por considerar a defesa do meio ambiente como parte da sua missão religiosa.

No último dia da visita, domingo (30), Francisco vai dirigir pela manhã uma liturgia divina na Igreja de São Jorge, antes de um discurso e da assinatura de uma declaração conjunta com o patriarca Bartolomeu.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário