one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Usina nuclear Angra dos Reis

Imagem:

Compartilhar:

Parlamento alemão nega moção do PV e mantém acordo nuclear com Brasil

Criado em 06/11/14 22h35
Por Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil/EBC Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Apesar de algumas manifestações contrárias, no Brasil e na Alemanha, principalmente por parte do Partido Verde (PV) dos dois países, a Bundestag - equivalente alemã da Câmara dos Deputados - decidiu hoje (6) pela continuidade do acordo de cooperação com o Brasil na área de energia nuclear.

Confira: IBGE aponta que desemprego caiu no segundo trimestre de 2014

Durante a campanha presidencial brasileira, o candidato Eduardo Jorge (PV) pediu audiência com a presidenta Dilma Rousseff e o embaixador alemão no Brasil para tratar do assunto. O PV alemão entrou, em setembro, com moção contra a continuidade da parceria entre os dois países. Hoje, no entanto, a maioria dos deputados, da base do governo alemão, votou contra a moção.

Assinado em 1975, o acordo é renovado automaticamente a cada cinco anos, caso nenhuma das partes se posicione contrariamente pelo menos um ano antes da renovação, no máximo. Para que não seja renovado em 2015, a posição deve ser evidenciada até 18 de novembro deste ano.

Os parlamentares se comprometeram, no entanto, a avaliar a necessidade de alterações no texto do acordo. De acordo com a moção do PV alemão, a parceria nuclear entre os dois países tem protocolos de segurança ultrapassados, o que causa preocupação em relação à segurança das usinas nucleares brasileiras Angra 1 e Angra 2.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário