one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Tunísia faz eleições presidenciais após revolução

Criado em 23/11/14 12h48 e atualizado em 23/11/14 13h17
Por Da Agência Lusa

A Tunísia faz hoje (23) as primeiras eleições presidenciais desde a revolução de 2011, disputadas por 27 candidatos e com um antigo ministro dos regimes autoritários de Habib Bourguiba e de Ben Ali como favorito.

Béji Caïd Essebsi, 87 anos, é o líder do partido laico Nidaa Tunès, vencedor das legislativas de 26 de outubro. O partido, considerado heterogêneo, congrega militantes de esquerda, sindicalistas, empresários e antigos membros do regime, unidos pela oposição aos islamitas do partido Ennahda.

Membro ativo da resistência contra o protetorado francês, Essebsi foi ministro de Habib Bourguiba (1957-1987), o “pai da independência” tunisiana, e de Zine El Abidine Ben Ali (1987-2011), deposto na revolução de 2011.

Ele disputa a presidência com o presidente cessante, o histórico opositor Moncef Marzouki, 69 anos, que viveu anos no exílio na França e, regressado à Tunísia após a revolução, foi eleito presidente interino pela Assembleia Constituinte.

Leia também no Portal EBC:

Governo canadense anuncia expulsão de criminosos estrangeiros do país

Mali confirma novo caso de ebola

Ex-primeiro ministro português José Sócrates é detido em Lisboa

Entre os demais candidatos figuram o popular empresário e presidente de um clube de futebol, Slim Riahi, o político de esquerda torturado pelo antigo regime, Hamma Hammami, seis ex-ministros de Ben Ali, entre os quais o ex-chefe da diplomacia Kamel Morjane, e uma mulher, a magistrada Kalthoum Kannou.

O partido islamita Ennahda, no poder desde o final de 2011 até o início deste ano, não apresentou um candidato e deixou aos seus apoiadores uma única orientação – eleger um presidente que garanta a democracia.

Se nenhum candidato obtiver maioria absoluta no primeiro turno, um segundo turno será efetivado no final de dezembro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário