one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Violência na República Centro-Africana deixa cidades desertas

Imagem:

Compartilhar:

Anistia denuncia impunidade de crimes de guerra na República Centro-Africana

Criado em 11/12/14 07h16 e atualizado em 11/12/14 07h48
Por Da Agência Lusa Fonte:

A Anistia Internacional (AI) denunciou hoje (11) a impunidade dos crimes de guerra na República Centro-Africana, uma situação que alimenta a espiral de violência e o medo que atinge o país desde o fim do ano passado.

No relatório República Centro-Africana: A Impunidade Alimenta a Violência, publicado nesta quinta-feira, a AI registra a violência no país e critica o fracasso das Nações Unidas e das autoridades nacionais para investigar eficazmente esses crimes.

Leia mais:

Comissão da ONU investiga abusos na República Centro-Africana

República Centro-Africana tem 30 mortos e 60 feridos em três dias

"A ONU [Organização das Nações Unidas] e as autoridades da República Centro-Africana devem atuar com urgência para garantir que todos os suspeitos de crimes de direito internacional, incluindo os crimes de guerra e contra a humanidade, sejam investigados", disse o subdiretor regional da Anistia, Steve Cockburn, em nota.

A organização detalha como alguns líderes, membros das forças seleka, de maioria muçulmana, e os anti-Balaka cristãos continuam a cometer atrocidades e a desafiar a lei.

"Ao não exigir responsabilidade aos envolvidos em assassinatos de civis, na utilização de crianças-soldado e na queima de aldeias, permitem-nos andar livremente e continuar a aterrorizar a população sem receio de repercussões", criticou Cockburn.

Entre esses líderes, a Anistia indica o ex-ministro do Governo e coordenador dos anti-Balaka, Patrice Edouard Ngaïssona, que foi libertado pouco depois de ter sido detido em abril, acusado de "crimes contra a humanidade e incitação ao genocídio".

A organização pediu às autoridades do país e à ONU que abram uma investigação sobre todos os suspeitos e sugere um tribunal híbrido, que integre juízes nacionais e internacionais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário