one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Acampamento improvisado para abrigar os refugiados ao norte do Iraque

Imagem:

Compartilhar:

Anistia Internacional acusa Estado Islâmico de crimes no Iraque

Criado em 23/12/14 08h53
Por Agência Lusa

Refugiados no Iraque
Acampamento improvisado para abrigar os refugiados ao norte do Iraque (Florian Seriex/ ACF International)

A Anistia Internacional acusou hoje (23) o grupo fundamentalista Estado Islâmico de cometer crimes de guerra e contra humanidade “em larga escala” no Iraque, submetendo mulheres e crianças a “um tratamento particularmente brutal”.

No mais recente comunicado sobre a tortura a que estão sujeitos os grupos minoritários no Iraque, a organização de defesa dos direitos humanos denuncia “o recurso à violação como arma de guerra”.

Leia também:

Pelo menos 40 combatentes do Estado Islâmico morrem em bombardeio

Sobe número de dinamarqueses que deixam o país para lutar pelo Estado Islâmico

O grupo Estado Islâmico tem “sistematicamente” dirigido os ataques contra as comunidades não árabes e não sunitas, o que inclui os muçulmanos xiitas e outros grupos minoritários, como os yazidi. Entre esses, mulheres e crianças têm sido alvos de “um tratamento particularmente brutal”, diz a organização.

“Violação e outras formas de tortura e violência sexual, sequestros, privação arbitrária da liberdade e obrigar pessoas a agir contra as suas convicções religiosas são crimes de guerra”, lembra a Anistia.

Apesar da condenação internacional, "o Estado Islâmico não tem revelado qualquer intenção de acabar com os crimes de guerra e contra a humanidade”, acrescenta a organização, apelando, por isso, a todas as partes, dentro ou fora do Iraque, para “pôr fim aos sequestros, casamentos forçados, violações e outros abusos”.

O Estado Islâmico continua a manter sequestradas “centenas de prisioneiros, incluindo crianças”, critica a Anistia, denunciando que aqueles que já foram libertados ou conseguiram fugir “não estão recebendo a ajuda e o apoio de que precisam, especialmente por parte das organizações internacionais.

A Anistia destaca a necessidade de fornecer cuidados médicos adequados aos poucos que têm conseguido escapar do grupo.

A comunidade internacional tem repetidamente acusado o Estado Islâmico de crimes de guerra e contra a humanidade, desde que, em junho, o grupo armado fundamentalista começou a controlar vastas zonas do Iraque e da Síria, onde diz pretender instaurar um “califado islâmico”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário