one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Atividades russas no espaço aéreo do Mar Báltico preocupam autoridades nórdicas

Criado em 15/12/14 09h53 e atualizado em 15/12/14 10h23
Por Giselle Garcia Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Um acidente está prestes a ocorrer entre jatos militares da Rússia e aviões comerciais no espaço aéreo do Mar Báltico, alertam autoridades dos países nórdicos. Pela segunda vez, na última sexta-feira (12), um avião de passageiros que deixou o Aeroporto de Copenhague, na Dinamarca, passou perto de colidir com um avião da inteligência militar russa.

Leia também no Portal EBC: 

Hong Kong: polícia desarticula último reduto dos protestos com 17 detidos

Polícia da França desarticula rede acusada de enviar extremistas para a Síria

A aeronave russa voava com o transponder desligado, o que dificultava a sua visualização pelo centro de controle aéreo. Mesmo assim, foi possível identificá-la, e o avião comercial, da companhia aérea Scandinavian Airlines, teve que mudar o curso para evitar uma colisão.

No sábado (13), o ministro da Segurança da Suécia, Peter Hultqvist, reagiu à constante atividade russa no espaço aéreo do Mar Báltico. Ele disse a repórteres que se trata de “uma situação muito séria, já que há risco de acidentes que podem levar a mortes”.

O porta-voz do ministro da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, disse à agência de notícias Tass que a Rússia está conduzindo exercícios com aviões de guerra em espaço aéreo internacional, “em concordância com as normas e práticas internacionais”.

Ele declarou que a aeronave russa estava a uma distância de 70 quilômetros da rota do avião de passageiros e que não havia risco de colisão. Konashenkov confirmou que o transponder da aeronave estava desligado e acrescentou que essa é uma prática comum em aviões militares de países ocidentais que voam em espaço aéreo próximo às fronteiras da Rússia.

Este não é o primeiro incidente envolvendo aeronaves militares russas na região. No início deste mês, um avião norueguês quase colidiu com um jato russo, mas conseguiu desviar a 20 metros de distância.

Em junho, jatos militares russos equipados com mísseis fizeram um ataque simulado em baixa altitude à ilha dinamarquesa de Bornholm. Em março, um avião comercial passou a 100 metros de uma aeronave de guerra russa, logo após decolar do Aeroporto de Copenhague.

O ministro da Defesa da Dinamarca, Nicolai Wammen, declarou que é “perigoso e desnecessário” que aviões russos voem tão próximo do espaço aéreo dinamarquês. “A segurança dos passageiros tem que estar em primeiro lugar. A Rússia precisa respeitar isso”, disse ele.

Há registros de que aeronaves russas violaram o espaço aéreo da Suécia, Dinamarca, Finlândia e Estônia este ano.

Editora: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário