one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo diz que reaproximação entre EUA e Cuba elimina resquício da Guerra Fria

Criado em 18/12/14 17h59 e atualizado em 18/12/14 18h19
Por Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) comunicou hoje (18) que o governo brasileiro deseja êxito no processo iniciado após os governos de Cuba e dos Estados Unidos anunciarem ontem (17) uma reaproximação entre os dois países. "O governo brasileiro recebeu com grande satisfação os anúncios, pelos governos de Cuba e dos Estados Unidos, do início de tratativas para a normalização das relações bilaterais, eliminando-se, desse modo, um resquício da Guerra Fria”, informou em nota o Itamaraty.

O governo também felicitou os presidentes Barack Obama e Raúl Castro “pela liderança, coragem política e visão estratégica que demonstraram com a histórica decisão, que esperamos seja acompanhada do pronto levantamento do embargo”. O Brasil também saudou a participação do papa Francisco nos esforços diplomáticos que levaram ao anúncio.

A nota do Itamaraty ressalta que a normalização das relações entre Cuba e Estados Unidos contribuirá para a consolidação da paz, democracia e prosperidade no continente americano “Também reforçará o compromisso das Américas com o diálogo entre estados soberanos, que veem na cooperação o fundamento de uma ordem internacional mais justa em benefício de todos”.

No início do ano, o governo brasileiro recebeu muitas críticas quando foi inaugurada a primeira fase do Porto de Mariel, o maior investimento privado já feito em Cuba, com financiamento do BNDES. Após o anúncio de Obama e Castro, o governo tem recebido elogios e alguns analistas chegaram a afirmar que o Brasil previu o fim próximo do isolamento.

Para alguns, quando o embargo tiver fim, o país pode se beneficiar por ter apoiado o desenvolvimento de Cuba e financiado um grande porto, que está a menos de 200 quilômetros da costa da Flórida.

 

 

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário