one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O tsunami que varreu a costa de uma dezena de países banhados pelo Oceano Índico e fez mais de 226 mil vítimas completa dez anos amanhã (26). O maremoto é considerado o maior desastre natural dos últimos 100 anos

Imagem:

Compartilhar:

Maior desastre natural em 100 anos, tsunami no Oceano Índico faz dez anos amanhã

Criado em 25/12/14 13h50
Por Agência Brasil Edição:Armando Cardoso

O tsunami que varreu a costa de uma dezena de países banhados pelo Oceano Índico e fez mais de 226 mil vítimas completa dez anos amanhã (26). O maremoto é considerado o maior desastre natural dos últimos 100 anos. As consequências foram muitas e são sentidas até hoje pela população dessas localidades. A data, no entanto, também marca a união de vários países para oferecer ajuda aos atingidos.

Depois da passagem do tsunami, um grande programa de assistência internacional foi implementado. Aproximadamente US$ 7 bilhões de dólares de ajuda internacional foram alocados nos anos que se seguiram.

Leia também no Portal EBC:

Especialistas da ONU criticam retorno da pena de morte no Paquistão

Malásia: 60 mil pessoas ficam desalojadas devido às chuvas

Na província indonésia de Aceh, a mais afetada, mais de 140 mil casas, estradas, escolas e centros de saúde foram reconstruídos. Na província, foram contabilizados mais de 127 mil mortos, 93 mil desaparecidos, 635 mil desalojados e uma área de destruição equivalente a 45 campos de futebol.

Para a ministra do Turismo e das Indústrias Criativas da Indonésia, Mari Elka Pangestu, a destruição causada pelo tsunami na Banda Aceh, na ilha de Sumatra, foi "enorme", mas permitiu duas grandes conquistas no processo de reconstrução: a paz na região e a aposta no turismo. Segundo ela, as autoridades indonésias procuraram não só avançar com o processo de reconstrução física, mas também identificar novas formas de desenvolvimento econômico.

O renascimento da Província de Aceh foi beneficiado pela ajuda internacional e pelo fim de um conflito armado de quase três décadas entre separatistas e forças governamentais. Um acordo de paz foi concluído menos de um ano após o desastre natural.

Na Tailândia, o turismo também foi incentivado. De acordo com a ministra do Turismo e Desporto da Tailândia, Kobkarn Wattanavrangkul,  um ano após o tsunami residentes e turistas recuperaram a confiança no destino, especialmente em Phuket. O maremoto atingiu a costa das províncias de Krabi, Phang-nga, Phuket, Ranong, Satun e Trang, no sul da Tailândia, causando a morte de mais de cinco mil pessoas naquele país.

A reconstrução também trouxe também problemas, particularmente em Aceh. Na localidade, o processo motivou a extração ilegal de madeira na floresta tropical da Samatra, que corre o risco de perder o estatuto de património mundial.

A floresta tropical da Samatra, composta por três parques nacionais, classificada como património mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 2004, está em risco. A reserva florestal da Indonésia é a terceira maior do mundo, depois da Amazônia e da Bacia do Congo, mas cerca de 40% foi destruída por madeireiros ilegais nos últimos 50 anos.

* Com informações da Agência Lusa

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário