one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Raúl Castro e Obama

Imagem:

Compartilhar:

Obama diz que mudança em Cuba é inevitável, mas não será rápida

Criado em 19/12/14 20h39 e atualizado em 19/12/14 20h39
Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou hoje (19) que a retomada de relações com Cuba e a reaproximação histórica anunciada quarta-feira (17), 53 anos após o  rompimento diplomático entre os dois países, eventualmente causará uma “mudança na ilha”, mas não de um dia para o outro.

Na tradicional entrevista coletiva de Ano-Novo, realizada hoje à tarde, Obama disse que uma “abertura” e mudança na ilha são inevitáveis. “Mas não prevejo que mude de um dia para o outro”, disse. Ele prometeu usar toda sua força no Congresso norte-americano para a retirada do embargo imposto à ilha. Entretanto, em 2015 a maioria é dos republicanos.

Leia também no Portal EBC:

Entenda a retomada do diálogo entre EUA e Cuba

Reaproximação entre EUA e Cuba é vista com otimismo pelo governo brasileiro

“Não podemos retirar o embargo de maneira unilateral. Está definido em lei”, ressaltou. Revelou, ainda, que espera "um debate sério no Congresso sobre a questão”. O presidente norte-americano adiantou que não há visitas programada por ele para Cuba ou do presidente cubano Raúl Castro para os Estados Unidos, mas que o tema está em discussão.

Em tom otimista, mas cauteloso, revelou não saber como será a retomada de relações. “Não sei como a relação evoluirá nos próximos anos, mas ainda sou novo e imagino que, em algum momento de minha vida, terei oportunidade de visitar Cuba e o prazer de conhecer os cubanos”, acrescentou.

Editor: Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário